VRP é uma sigla para Válvula Redutora de Pressão, um componente muito importante dentro das edificações.
Tendo em vista que a utilização consciente de água é cada vez mais urgente, e a redução de gastos em condomínios uma constante, a VRP pode ser considerada a amiga quase sempre esquecida desse conjunto, uma vez que, é a VRP que impede a chegada da água com pressão alta ao ponto de elevar o consumo (gastos) devido ao aumento de vazão.
E também, é ela que evita o desconforto da baixa pressão de água, quando por exemplo, buscamos a sensação revigorante que um belo banho com ducha intensa pode proporcionar, e é ela também que evita que tubulações estourem por conta de pressões elevadas nos sistemas.
De fato, a Válvula Redutora de Pressão possui diversas funções dentro do prédio, só que muitas vezes ela é esquecida.
E quais são as orientações quanto aos cuidados com a VRP?
Seguindo o que está descrito na NBR-5626 é preciso que haja “a adoção de rotinas de manutenção preventiva” o que é óbvio, tendo em vista que as Válvulas são componentes constituintes da edificação, e assim como qualquer outro ativo também precisam ser mantidas da melhor forma possível.
Está escrito também na NBR-5626 que “o funcionamento adequado da Válvula Redutora de Pressão deve ser verificado periodicamente, de preferência, através da leitura de um manômetro aferido,” Ou seja, elas precisam estar no Plano de Manutenção do Prédio e devem ser vistoriadas na Ronda de Inspeção Predial.
A periodicidade das Manutenções Preventivas, aliada à conservação das válvulas, garante a integridade, a segurança e consequentemente o aumento considerável da vida útil da Válvula.
É importante destacar que as Manutenções Preventivas devem ser realizadas sempre após a limpeza das caixas d’água, com prazo máximo de 30 dias após isso porque quando é feita a limpeza do reservatório sempre há partículas que se soltam e caem no sistema, o que podem danificar as válvulas. Fazendo assim forma, você não correrá o risco de perder Garantia do fabricante. Então, mãos a bora.
Outro ponto que não pode passar, é a importância de sempre executar essa manutenção com o devido fabricante ou com algum representante autorizado. Dessa forma, aquela amiga esquecida se manterá sempre em bom funcionamento, e o seu prédio seguro.