Você já ouviu falar em caixões perdidos? Sabe do que se trata?!
Pois bem, caixões perdidos são espaços que não possuem um uso definido dentro de um empreendimento, sendo posicionados, muitas vezes, em áreas com grandes desníveis, próximas às fundações, abaixo de estacionamentos ou pilotis.
Nessas áreas podem estar posicionadas tubulações hidráulicas e de drenagem, sendo, também, onde estão localizados os elementos estruturais de sustentação – como pilares, vigas e lajes em concreto armado ou pré-moldado.
Você pode se perguntar: o que vou fazer de manutenção em um espaço sem uso, se não tem função definida? Será mesmo necessário acessar para avaliar?
Quando falamos de espaços com elementos estruturais, a norma da ABNT 6118 determina a necessidade de inspeção periódica, a fim de determinar a condição dos sistemas construtivos ali presentes.
Quando falamos de caixões perdidos nos quais há solos expostos e exposição externa ao sol, temos outro agravante, uma vez que, ao submeter as estruturas ao calor, o concreto o absorve, transferindo-o para o espaço.
A temperatura interna é alterada, promovendo um efeito de condensação no local, onde a água presente no solo evapora e é transportada para a parte inferior da laje, formando pequenas gotículas de água. Esse processo contínuo de condensação conduz para o interior do concreto moléculas de água e oxigênio que, associadas, auxiliam na iniciação do processo corrosivo.
Em outras palavras, a umidade interna facilitará a corrosão das armaduras sob as lajes, nas vigas e nos pilares, fator que interfere diretamente na durabilidade dos sistemas construtivos.
As etapas de inspeção periódicas terão como objetivo direcionar os síndicos e os proprietários quanto ao processo mais assertivo de manutenção preventiva, garantindo, assim, que a água não agrida a estrutura em concreto e promovendo que a vida útil seja conservada.
A norma supracitada esclarece que deve ser evitada a ação deletéria da água, sendo assim, a criação de barreiras, como pinturas protetoras superficiais, formarão uma barreira física nos capilares (poros) do concreto.
Trabalhar com medidas preventivas influencia no custo do empreendimento, ao longo dos anos, e a contratação de profissionais habilitados trará amparo técnico para as ações que devem ser tomadas.
Então, cuidem bem dos caixões perdidos.