Uso irregular de sacadas de apartamentos

Compartilhe esse post

Uso irregular de sacadas de apartamentos

É comum em apartamentos a falta de espaço para organizar tudo o que temos. Por conta disso, algumas manobras emergenciais são realizadas, e logo a sacada vira uma área técnica para arquivar todos esses itens sobressalentes.

Sabe aquela estante de livros que não coube no quarto ou sala, e vai parar na sacada do apartamento? Então…ela está ocupando uma área do imóvel que não foi projetada para suportar excesso de peso.

Assim como esse exemplo, há muitos outros materiais/equipamentos com sobrecarga considerável, que são encontrados nas sacadas dos apartamentos. Dentre eles, jardineiras, piscinas infláveis (cheias), aquários grandes, móveis, e por aí vai.

Algumas dessas coisas, inclusive, além do excesso de peso, fazem com que haja uma permanência prolongada de pessoas usando essa área.

O que os condôminos não sabem ou ignoram, são as orientações passadas no Manual do Proprietário e na convenção/regimento interno do condomínio, que são bem claras quanto ao uso desse espaço.

O síndico tem um papel fundamental nesse processo de prevenção, ele precisa estar sempre de olho, a fim de conscientizar e até mesmo notificar o morador quanto ao uso irregular das sacadas.

Uso da sacada como laje técnica

Entende-se como laje técnica, o piso da área privativa responsável por alojar equipamentos, tubulações, antenas e fiação, e deve ficar em local restrito, com acesso permitido somente para pessoas autorizadas.

Contudo, uma outra “função” que as sacadas ganham – pela própria vontade do morador – caracterizando-as como lajes técnicas, é a utilização das mesmas como alojamento para as condensadoras de ar. O que não é permitido em muitos condomínios, por força do Regimento Interno e Convenção.

Algumas edificações já possuem essa laje contemplada em projeto. O cálculo leva em conta o tipo de equipamento (condensadora) que será instalada, tamanho, potência e peso.

A não observância das orientações, traz inúmeros riscos associados, dentre eles:

● Sobrecarga na laje, podendo causar fissuras/trincas na estrutura;

● Risco de superaquecimento entre as condensadoras, já que estas devem possuir uma distância mínima, conforme orientação do fabricante;

● Há o risco de desabamento pela sobrecarga ter gerado esforços acima dos previstos.

Então aqui fica um alerta

Se precisar instalar ou alojar qualquer equipamento na sacada do seu apartamento, consulte o Manual do Proprietário e as diretrizes do condomínio. Na dúvida, fale com o síndico e solicite a visita de um Engenheiro para avaliar o peso permitido para sua sacada.

Segurança e primeiro lugar.