Você já parou para pensar que a excelência no relacionamento com seu fornecedor é sinônimo de sucesso? Principalmente para a área de Facility Management.
O profissional de FM tem o desafio de fazer a gestão de diversos serviços, isso para garantir que a atividade fim da empresa em que trabalha seja realizada com excelência e sem imprevistos. Por esse motivo, ele vai contar com a ajuda de diversos fornecedores, os quais, acima de tudo, precisam ser grandes parceiros.
No dia a dia, em muitos casos, o serviço é entregue no exato momento em que está sendo realizado. E independente do fornecedor que estiver executando o trabalho, para o usuário, a experiência quem está proporcionando é o FM. Então, é crucial que haja uma boa gestão e um planejamento assertivo dos serviços, sem falar em um bom relacionamento com os fornecedores, é claro.
Os fornecedores são nossos parceiros no negócio!
Eles são os responsáveis por garantir que os escopos dos serviços – cuidadosamente especificamos – sejam executados com perfeição!
E o que é relacionamento com fornecedores?
É toda interação desde o primeiro contato até o pós-venda, o dia a dia, implantação e operação. Vai além de uma “venda”, trata-se de um “casamento”.
Com fornecedores – parceiros – é possível melhorar a qualidade dos serviços e produtos; mitigar e prevenir riscos; ampliar as colaborações; otimizar custos e garantir a satisfação do cliente (usuário final).
Um relacionamento saudável e sustentável com os fornecedores, que trará a experiência excelente ao usuário, tem 10 pontos importantes, que são:
1 – Saúde, segurança e ética não se negociam, nem se discutem;
2 – Relações são parcerias com base na ética e cultura organizacional;
3 – Os objetivos são claros e específicos;
4 – Preço não está acima de qualidade;
5 – Os processos devem ser claros, alinhados e documentados.
6 – Exceções precisam ser estudas e negociadas;
7 – A comunicação deve ser clara e estabelecida através de canais oficiais;
8 – Indicadores de Desempenho são a base e precisam ser acompanhados;
9 – Sempre que possível, implemente o formato de multifornecedores, lembre-se, que tem um, não tem nenhum;
10 – Contratos com prazos mais longos trarão melhor custo x benefício para ambos os lados;
Lembre-se sempre: Relacionamento é sobre empatia corporativa, respeito, ética, comunicação assertiva, atitudes responsáveis e positivas.
Criem boas relações com os seus fornecedores, e sejam de fato, parceiros de trabalho, que o resultado inevitavelmente será Ganha x Ganha.