A transparência é fundamental para uma boa gestão condominial. A comunicação clara e precisa dos síndicos e gestores prediais com os usuários é fundamental para garantir a harmonia no condomínio, evitando mal-entendidos ou conflitos.
Além das obrigações legais, como a convocação regular de assembleias e a prestação mensal de contas, outras medidas podem e devem ser utilizadas para melhorar a transparência, como a divulgação de boletins informativos sobre as atividades do condomínio, as obras previstas, os eventos programados, além de outras informações relevantes.
No que se refere às atividades de manutenção predial, a transparência na gestão condominial é igualmente fundamental. A divulgação aos usuários deve conter o cronograma de manutenção predial, com as informações sobre todas as atividades de manutenção preventiva previstas para o ano, como inspeções elétricas, revisões hidráulicas e assim por diante.
As manutenções corretivas também devem ser comunicadas, sempre que forem realizadas, com as informações sobre a causa do problema, as medidas que estão sendo tomadas para resolvê-lo e o prazo previsto para a conclusão dos reparos ou obras.
Os boletins informativos, ou até mesmo grupos de WhatsApp, podem ser as ferramentas certas para essa comunicação.
O único ponto de atenção na busca por uma gestão transparente diz respeito à informação sobre os condôminos inadimplentes. Aqui vale zelar pela simplicidade na transmissão da informação, sem excessos e sem a exposição de devedores a situações vexatórias.
A divulgação dos inadimplentes deve ficar limitada à informação sobre a unidade inadimplente, sem citar o nome da pessoa proprietária.
Inúmeros são os casos que chegaram à Justiça, com condenações dos condomínios a pagarem indenizações por danos morais, em razão da divulgação dos nomes dos devedores, em especial de forma ostensiva, em prestações de contas ou até mesmo em quadros de avisos fixados em elevadores.
Em resumo, ressalvada a cautela a ser observada na divulgação de inadimplentes, todas as atividades do condomínio devem ser divulgadas de forma ampla e recorrente, demonstrando o comprometimento dos síndicos e gestores com a estrutura e instalações prediais, e com o bem-estar e a segurança dos usuários.
Guilherme Russo
10/04/2023