Temos tratado nos últimos artigos, maneiras como fazer com que nossos trabalhos sejam mais agradáveis e divertidos. Dando sequência a isso, nessa edição vamos refletir juntos sobre como podemos tornar o trabalho menos estressante, gerenciando nossa energia.
A ciência da resistência avançou ao ponto de indivíduos, equipes e organizações inteiras poderem, com algumas intervenções simples, aumentar significativamente sua capacidade de fazer as coisas.
Um bom amigo, ocupa uma ótima posição em uma organização. Há um ano, ele trabalhava de 12 a 14 horas por dia, sentia-se perpetuamente exausto, e tinha dificuldade em se envolver plenamente com sua família à noite, o que o deixou se sentindo culpado e insatisfeito. Ele dormia mal, não tinha tempo para se exercitar, e raramente comia refeições saudáveis.
A experiência dele não é incomum. A maioria de nós responde às crescentes demandas no local de trabalho, trabalhando mais horas, o que inevitavelmente nos afeta fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Isso leva a níveis de engajamento em declínio, aumento dos níveis de distração, altas taxas de rotatividade e aumento dos custos médicos entre os funcionários.
O principal problema em trabalhar mais horas é que o tempo é um recurso finito. Energia é uma história diferente.
Definida na física como a capacidade de trabalhar, a energia vem de quatro fontes principais em seres humanos: o corpo, as emoções, a mente e o espírito. Em cada uma, a energia pode ser sistematicamente expandida e regularmente renovada estabelecendo rituais específicos — comportamentos que são intencionalmente praticados e precisamente programados, com o objetivo de torná-los inconscientes e automáticos o mais rápido possível.
Para efetivamente reenergizar suas forças de trabalho, as organizações precisam mudar sua ênfase e passar a investir mais em pessoas, para que elas sejam motivadas e capazes para trazer mais de si mesmas para o trabalho todos os dias.
Para recarregá-los, os indivíduos precisam reconhecer os custos dos comportamentos que esgotam a energia e, em seguida assumir a responsabilidade de mudá-los, independentemente das circunstâncias que estão enfrentando.
Os comportamentos que meu amigo estabeleceu para gerenciar melhor sua energia, transformaram sua vida. Ele começou a dormir mais cedo e desistiu de ficar “rolando” feeds em redes sociais alheias. Como consequência, quando acordou, sentiu-se mais descansado e mais motivado a se exercitar, o que ele agora faz quase todas as manhãs.
Em menos de dois meses ele perdeu 08 quilos. Depois de malhar, ele agora se senta com sua família para o café da manhã, por volta das 7hs00. Ele ainda despende longas horas no trabalho, mas ele se renova regularmente ao longo do caminho. Ele sai da mesa para almoçar (faça isso) e geralmente vai até o lado de fora para caminhar 05 minutinhos. Quando ele chega em casa à noite, ele está mais relaxado e mais capaz de se conectar com sua esposa e filhos.
Estabelecer rituais simples como esses pode levar a resultados marcantes entre as pessoas dentro de organizações.
Em um grande banco no EUA, um grupo de funcionários foi selecionado para realizar um programa piloto de gestão de energia e tempo, os gestores criaram o programa, aplicaram seus métodos e em seguida, compararam o desempenho em relação ao de um grupo de controle. Os participantes selecionados superaram os do grupo de controle em uma série de métricas. Eles também relataram melhorias substanciais em seus relacionamentos com os clientes, seu engajamento com o trabalho e sua satisfação pessoal.
Vinculando Capacidade ao Desempenho
A maioria das grandes organizações investe no desenvolvimento de habilidades, conhecimento e competência dos funcionários. Muitos poucos ajudam a construir e sustentar sua capacidade de produção ou energia. De fato, uma maior capacidade torna possível fazer mais em menos tempo em um nível mais elevado de engajamento e com mais sustentabilidade.
O Corpo: Energia Física
Comece focando na energia física. Parece óbvio, mas coma direito, durma o suficiente e tenha momentos de recreação.
Não tem como trabalhar feliz, render bastante se seu corpo está com problemas, provavelmente você tomará decisões erradas por estar cansado(a) ou irritado(a) demais. Parte da sua jornada de sucesso é ter condições plenas de alcançar o sucesso.
Talvez uma autoavaliação com perguntas rápidas te ajude a entender como você tem tratado seu corpo.
O próximo passo é entender exatamente como esses problemas identificados afetam seu rendimento e produtividade no trabalho. Esse passo é importante, pois o trabalho não é o fim, mas um meio para conquistar as coisas, portanto deve ser prazeroso e te trazer realização, e para alcançar tudo isso você precisa estar se sentindo bem.
A gigante Sony adotou diversas medidas para que seus colaboradores aumentem sua saúde física, e tem visto resultados transformadores.
As Emoções
Quando as pessoas são capazes de assumir mais o controle de suas emoções, elas podem melhorar a qualidade de seu trabalho, independentemente das pressões externas que estão enfrentando, parte disso passa por desenvolver resiliência (já falamos disso por aqui). Para isso, primeiro precisamos nos conscientizar mais como nos sentimos em vários pontos durante a jornada de trabalho e do impacto que essas emoções têm sobre nossa eficácia.
A maioria das pessoas percebe que tendem a ter melhor desempenho quando estão se sentindo bem, em um ambiente harmonioso e inclusivo. O surpreendente é que muitas vezes não somos capazes de ter um bom desempenho ou liderar efetivamente quando estamos trabalhando imersos em sentimentos ruins ou um ambiente tóxico.
Infelizmente, sem recuperação intermitente, não somos fisiologicamente capazes de sustentar emoções altamente positivas por longos períodos. Confrontadas com demandas implacáveis e desafios inesperados, as pessoas tendem a escorregar em emoções negativas —o modo de luta ou fuga — é acionado várias vezes em um dia.
As pessoas tornam-se irritáveis e impacientes, ansiosos e inseguros. Tais estados mentais drenam a energia das pessoas e causam atrito em suas relações profissionais e pessoais. As emoções de luta ou fuga também tornam impossível pensar claramente, logicamente e reflexivamente.
Quando as pessoas aprendem a reconhecer que tipos de eventos desencadeiam suas emoções negativas, eles ganham maior capacidade de assumir o controle de suas reações.
Acredite, você provavelmente passa muito mais tempo lidando com os problemas dos outros do que você que imagina.
A dica – pelo menos no trabalho – é: concentre-se em ajudar os outros em seus problemas não profissionais logo após conseguir desenvolver o básico em você.
Um ritual poderoso que alimenta emoções positivas é expressar apreço aos outros, uma prática que parece ser tão benéfica para o doador quanto para o receptor. Ela pode tomar a forma de uma nota escrita à mão, um e-mail, uma chamada, ou uma conversa. Lembre quanto mais detalhado e específico, maior o impacto.
Lembre-se, criar um ambiente agradável, também é sua responsabilidade.
Também podemos cultivar emoções positivas aprendendo a mudar as histórias que contamos sobre os acontecimentos em nossas vidas. Muitas vezes, as pessoas em conflito se lançam no papel de vítima, culpando os outros ou circunstâncias externas por seus problemas. Em um ambiente corporativo, atitudes como essas só causam fofoca e desarmonia, não contribuindo em nada para a melhoria no desempenho de outros colaboradores.
Mente: FOCO
Muitos executivos veem a multitarefa como uma necessidade diante de todas as demandas, mas isso realmente prejudica a produtividade.
Distrações são caras: uma mudança temporária na atenção de uma tarefa para outra, parar para responder a um e-mail ou atender um telefonema, por exemplo aumenta o tempo necessário para terminar a tarefa primária em até 25%, um fenômeno conhecido como “tempo de mudança”. É muito mais eficiente focar totalmente por 90 a 120 minutos, fazer uma verdadeira pausa e, em seguida, focar totalmente na próxima atividade.
Uma vez que as pessoas reconheçam o quanto lutam para se concentrar, elas podem criar rituais para reduzir as interrupções implacáveis que a tecnologia introduziu em suas vidas. Mais uma vez, uma autoanálise é necessária.
Uma boa forma de mobilizar a energia mental é focar sistematicamente em atividades que tenham a maior alavancagem a longo prazo. Talvez o ritual de foco mais eficaz que as pessoas podem adotar é identificar cada noite os desafios mais importantes para o dia seguinte e organizá-los por suas prioridades quando chegarem pela manhã (planejamento).
O Espírito Humano: Propósito
As pessoas aproveitam melhor sua energia quando seu trabalho cotidiano e atividades são consistentes com o que mais valorizam e com o que lhes dá um senso de significado e propósito. Se o trabalho que fazemos realmente importa, normalmente temos mais energia positiva, focamos melhor e demonstramos maior perseverança. Lamentavelmente, as altas demandas e o ritmo acelerado da vida corporativa não deixam muito tempo para prestar atenção a essas questões, e muitas pessoas nem sequer reconhecem significado e propósito como potenciais fontes de energia e motivação.
NA PRÁTICA
Pare de desperdiçar tempo valioso com coisas que não valem a pena.
O apoio organizacional também implica mudanças nas políticas, práticas e mensagens culturais. Várias empresas com quem trabalhamos construíram “salas de renovação “onde as pessoas podem regularmente ir para relaxar e reabastecer. Outros oferecem associações subsidiadas de academias.
Em alguns casos, os próprios líderes reúnem grupos de funcionários para os treinos do meio-dia. Uma empresa instituiu uma zona de não-reunião entre 8h00 e 9h00 da manhã para garantir que as pessoas tivessem pelo menos uma hora absolutamente livre de reuniões. Em várias empresas, incluindo a Sony, líderes seniores concordaram coletivamente em parar de verificar e-mails durante as reuniões como forma de tornar as reuniões mais focadas e eficientes.
E você, tem trabalhado de forma organizada? Tem se alimentado adequadamente, dormido o suficiente? Tem cooperado para criar um clima corporativo excelente e acolhedor?
Vale a pena refletir.
Que a força esteja com você!