Todos os seus ativos estão mapeados?

Compartilhe esse post

Todos os seus ativos estão mapeados?

Quando foi a ultima vez que o seu plano de manutenção foi reavaliado? Você tem certeza que todos os ativos e/ou áreas do seu empreendimento estão cadastrados no seu sistema de gestão, e sofrem manutenção periodicamente como preconizado?

Essa dúvida com relação a abrangência do plano de manutenção deve ser presente nos gestores – óbvio que com bom senso – mesmo que haja a certeza de que tudo está sendo mantido à contento como mandam as boas práticas de engenharia.

Hoje pode ser que tenha alguma parte da sua edificação que não sofre manutenção predial há muito tempo e ninguém sabe disso, e por algum descuido e desatenção essa falha passou despercebido e quando menos esperar haverá um sinistro de grandes proporções resultante da falta de manutenção.

O ideal é sempre parar em intervalos de tempo pré-estabelecidos para reavaliar os escopos e planos de atuação, a fim de conferir se tudo existente e instalado no seu empreendimento está com suas respectivas manutenções em dia e programadas, assim como manda o figurino.

Os motivos pelo qual o plano de manutenção deve ser revisto podem ser, falha no levantamento, falta de informações técnicas, incompatibilidade das atividades com as necessidades dos equipamentos, erro na digitação dos processos, falta de cadastramento de algum ativo e/ou área, e muitos outros.

Pode ser que no momento inicial da implantação da manutenção predial do seu edifício alguns itens passaram despercebidos, e/ou foram instalados equipamentos novos em algum momento e com o passar do tempo entraram em velocidade de cruzeiro e foram esquecidos de serem cadastrados, ou algum equipamento era funcional e com a adaptabilidade da edificação ficou obsoleto e não é mais utilizado. Esses são apenas alguns exemplos de motivos concretos pelos quais o Plano de Manutenção do seu empreendimento deve sempre ser revisto. E ao fazer a revisão, faça com dedicação e atenção, para não correr o risco de continuar esquecendo-se de algo. Crie o hábito de fazer, ler e reler, vá nos locais mais de uma vez, para ter total certeza.

A falta de manutenção em algum equipamento e/ou área pode acarretar graves problemas, inclusive, no desgaste precoce do item diminuindo assim sua vida útil (VU), e consequentemente interferindo negativamente no desempenho da edificação. 

Portanto, para que você não sofra com esse mal anunciado e sabido, convoque os seus parceiros, colaboradores, toda a equipe, e em conjunto estruturem a revisão do plano de manutenção. E criem a doutrina de realizar esse empenho todos os anos, preferencialmente no momento em que é feito o fechamento e avaliado o histórico das máquinas. Com toda certeza seu empreendimento estará muito mais seguro apenas com essa pequena mudança, a qual lhe trará muitos bons frutos.

Boas manutenções, se cuidem, e até a próxima.