Muito se fala na Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0 como é mais conhecida. Mas, o que há de comum nesse termo que nos remete à época da escola e manutenção predial?
Pois bem, nesse artigo vamos entender o que significa e como a manutenção por ser beneficiada através dessa Revolução.
Indústria 4.0: o que significa?
Indústria 4.0 é simplesmente o termo utilizado para definir a era que estamos vivendo. É um conceito industrial que está relacionado às inovações tecnológicas, que não se dá apenas em produtos, mas também por modelos produtivos.
Essa expressão foi utilizada a primeira vez em 2011, durante a Feira de Hanover, com o intuito de sintetizar as mudanças promovidas nos processos industriais através da informatização. Segundo o Parlamento Europeu, em 2016 a Indústria 4.0 é a completa transformação de toda a esfera de produção industrial através da fusão de tecnologias digitais apoiadas na Internet, com a indústria convencional.
E qual a relação disso com manutenção predial?
Na manutenção predial trabalhamos com dados a todo momento, pois o que não é visto, não tem como ser gerenciado. A informatização desses dados promove a gestão integrada dos recursos de uma edificação, garantindo o objetivo da manutenção predial que é assegurar conforto e segurança dos usuários, além de vida longa às edificações.
Um exemplo da presença da Indústria 4.0 na Manutenção Predial se dá através da utilização de softwares de gestão, mais conhecidos como, Sistemas de Gerenciamento de Manutenção – CMMS (Computer Maintenance Management System), onde os dados são integrados sendo um facilitador de planejamento para tomadas de decisão.
Benefícios do uso de tecnologias na manutenção predial
A implantação de tecnologias na manutenção predial gera uma série de benefícios para as empresas que investem, ao colaborador de manutenção e principalmente, ao cliente final, que são os usuários das edificações. Levando em consideração os beneficiados, podemos citar aqui 05 motivos que levam as empresas investirem ainda mais em inovação. São eles:
Tomada de decisão de forma precisa: pois com o controle de dados a análise se torna mais eficaz;
Redução de custos: a otimização de processos guiados pelo uso de tecnologia reduz os custos em até 30% das manutenções preditivas;
Responsabilidade com o meio ambiente: cada vez mais buscado por grande parte das organizações, o uso de tecnologia elimina a utilização de papel;
Comunicação interna: facilitando a interação entre colaboradores, o uso de tecnologias tem tornado a comunicação mais assertiva;
Satisfação do cliente: que consegue enxergar sua edificação sendo cuidada de forma organizada e com processos bem definidos.
Esses são apenas alguns exemplos que demonstram e nos preparam para as profundas mudanças que o setor de manutenção predial ainda passará com o uso de tecnologia cada vez mais presente.
E que venham mais novidades para o setor.
O futuro é agora.