A tecnologia de Reconhecimento Facial é indicada para identificação e busca de pessoas nos mais diversos cenários, além disso, é uma tecnologia que também auxilia no combate ao Coronavírus nesse período de pandemia, pois nesses sistemas evita-se contato físico com equipamentos.
Atualmente a tecnologia pode ser encontrada em sistemas de CFTV e nos Terminais de Controle de Acesso Facial.
Os sistemas mais seguros de Reconhecimento Facial possuem tecnologia “Anti-Fake”, essa tecnologia faz a análise de profundidade da imagem, evitando fraudes como uso de fotos e vídeos na tentativa de liberar a entrada nos pontos de acesso. Além disso, os sistemas também devem possuir tecnologia “Deep Learning”, uma Inteligência Artificial com capacidade de melhorar a capacidade de aprendizado do sistema no reconhecimento facial, tolerando melhor variações como: Maquiagem, Barba, óculos, cortes de cabelo.
Os sistemas mais adequados têm a calibragem de reconhecimento em 0,3 segundos na leitura do rosto, com isso são evitadas formação de filas e aglomerações nos pontos de acesso.
Em sistemas de CFTV com tecnologia de Reconhecimento Facial, além da função primária de reconhecimento de pessoas, conta com alta resolução de imagem, o que ajuda por si só na criação de um banco de dados mais rico em detalhes, facilitando as buscas e resoluções de ocorrências.
A alta definição de imagem aliada a Inteligência Artificial permite a identificação de pessoas através de suas características pessoais como: gênero, idade, expressões faciais, barba e óculos, por exemplo.
Nos sistemas mais seguros de CFTV com Reconhecimento Facial é preciso que as câmeras façam imagens coloridas com o mínimo de claridade apresentada nos ambientes filmados, alguns fabricantes do país definem a função como “Starlight”, o que garante performance mesmo com pouca iluminação, possibilitando filtragem e gestão de dados em tempo real, otimizando as operações.
Os Terminais de Controle de Acesso Facial, também são armas importantes no combate ao Covid-19, pois como não há contato físico com o equipamento, evitando a transmissão de doenças pelo toque. Muitos usuários de Controle de Acesso já sinalizam a troca de Biometrias convencionais por sistemas como esse, essa tendência trará um novo cenário de tecnologia às empresas de Portaria Virtual.
Já existem modelos de Terminal de Reconhecimento Facial com capacidade para registro de 50 até 100 mil faces, podendo ser alocados em ambientes internos e externos, além de Terminais de Reconhecimento Facial com aferição de temperatura e uso de máscara, indispensáveis na retomada das atividades.
Os sistemas de Reconhecimento Facial são ideais para aplicações em Indústrias, Galpões, Estufas, Centros Logísticos, Condomínios Residenciais e Empresariais, Instituições de Ensino, Varejo e Hospitais.
A tecnologia de segurança é mais que necessária no atual cenário.
Fabio Cometti