A pandemia que começou em 2020, colocou muitas pessoas em Home Office. Isso fez com que diversas empresas se adaptassem para esse formato, e algumas entenderam que é algo que funciona, e manterão essa formatação.
Com as pessoas trabalhando em casa, elas começaram a pensar mais nos ambientes residenciais, e a tecnologia é a demanda mais alta no “novo normal”
Ao longo dos anos, os sistemas de segurança sempre estiveram concentrados nas áreas comuns dos Condomínios, mas no período da pandemia, muitas pessoas implantaram os sistemas de segurança em seus apartamentos. Algo não muito comum no setor de Segurança Eletrônica, mas que já é apontado como tendencia tecnológica para os próximos anos.
Em apartamentos, como o espaço geralmente é menor, a infraestrutura também é limitada. Nesses cenários, os sistemas de segurança Wi-Fi são os mais utilizados, pois praticamente dispensam mão de obra e infraestrutura.
Além da facilidade com a infraestrutura, os sistemas de segurança residenciais Wi-Fi têm como benefício o acesso e controle via aplicativos.
Existe uma grande variedade de produtos e linhas disponíveis no mercado, que se adaptam a várias necessidades do consumidor, como câmeras e fechaduras digitais, que permitem o acompanhamento das residências de qualquer lugar via App.
Mas antes de escolher um sistema de segurança residencial Wi-Fi, consulte empresas especializadas para que não tenha nenhuma dor de cabeça futura.
Há alguns modelos no mercado que a instalação é bem simples, o próprio morador consegue fazer, como no caso de câmeras internas. Contudo, vale lembrar que não são todos, alguns dispositivos precisam da expertise dessas empresas para instalar e programar uma integração entre sistema de câmeras e fechaduras digitais smart, por exemplo.
Monitoramento com Imagens em Tempo Real
O usuário consegue observar a movimentação no ambiente e verificar se está tudo ok, tudo isso na tela do smartphone e em tempo real. Recurso fundamental para o acompanhamento de idosos, crianças e animais de estimação.
Comunicação por Voz e Notificação em casos suspeitos
Com o App, o usuário consegue ouvir o que está acontecendo na residência. Também há a possibilidade de interagir com as pessoas ou animais domésticos presentes no ambiente.
Outra funcionalidade que esses sistemas possuem são os alertas e notificações. O usuário recebe alertas e avisos caso a câmera identifique alguma movimentação suspeita através de configuração de notificação automática.
Fechaduras Digitais
Específicas para portas de entradas, esse aparelho permite que o morador acesse a residência por meio de senhas, cartões de aproximação (conhecidos como Tags) ou biometria digital, o que dispensa uso de chaves e evita que cópias indevidas sejam realizadas.
Essas são algumas novidades tecnologias que vieram para ficar.
Fabio Cometti – Gestor de Inteligência de Mercado no setor de Tecnologia