Uma das dúvidas mais frequentes em prédios comerciais e residenciais é em relação a pessoas presas no elevador. O zelador, síndico ou morador pode retirar?
E a resposta é não!
Desde agosto de 2012 foi proibido a liberação de passageiros por pessoas não habilitadas. Na NBR1603:2012 está escrito que apenas a empresa que faz a manutenção, corpo de bombeiros militar ou órgão que o substitua, podem fazer o resgate.
Muito antes dessa atualização da norma, empresas forneciam treinamento para zeladores e síndicos nos edifícios. E na falta desses que foram treinados, outras pessoas faziam o resgate, porque julgavam ser uma atividade retirar pessoas presas do elevador.
E confesso que é fácil sim, mas para aqueles que dominam completamente o equipamento. Já para pessoas curiosas, ou sem preparo, podem colocar a vida dos passageiros – ou a deles próprio – em risco.
Infelizmente tiveram muitos casos de acidentes fatais devido a esse despreparo. E devido a isso, em 2012 foi proibido o resgate por pessoas não autorizadas.
Sabemos que é extremamente desconfortável ficar preso dentro de um elevador, porém tem que manter a calma e aguardar o resgate FEITO POR PESSOAS HABILITADAS. E se a empresa demorar mais do que 30 minutos para ir atender, não hesite em ligar para o corpo de bombeiros.
Dentro do elevador é seguro, não faltará oxigênio como muitos pensam. NUNCA tente sair de dentro sozinho, você estará colocando sua vida em risco.
Seguindo as normas você mantém seu condomínio seguro e protegido.