Quando falamos sobre elevadores em condomínios a primeira missão do síndico é a contratação da empresa para fazer a manutenção deles.
O elevador é o equipamento de uso comum mais utilizado dentro do condomínio. Portanto, a atenção ao bom funcionamento deve ser redobrada. É dever do gestor predial manter esses equipamentos em perfeitas condições de uso e segurança.
Em alguns casos é necessário modernizar os elevadores para garantir máxima segurança e performance
Gostaria aqui que pensasse um pouco sobre as tecnologias, imagine o computador de antigamente criado lá em 1946, a imagem mais emblemática é aquela de um computador ocupando uma área de 180 m² e pesando 30 toneladas. Consegue imaginar?
Agora perceba o quanto evoluiu essa máquina com o passar do tempo, não só em tamanho e peso, mas também pelas facilidades que essas proporcionam para a sociedade.
Ok Ederson, mas aqui você não fala sobre elevadores?
Muitos clientes me falam que o elevador é todo original e está funcionando muito bem ainda, porquê investir em uma modernização?
Pensa comigo, o computador tinha todo aquele tamanho e “desempenho” porque era como podia ser na época, correto?
Com o tempo as tecnologias foram surgindo, estudos e mais estudos foram feitos em busca de melhores resultados, performance e economias. E assim é até hoje em todos pilares da engenharia.
Com os elevadores não é diferente, o homem sempre necessitou de meios de transportes verticais, elevadores com características parecidas com o que conhecemos hoje iniciaram com o criador americano Elisha Graves Otis, em 1852quando inventou o elevador de segurança.
Com o passar dos anos a evolução tecnológica possibilitou uma melhor integração entre o usuário/passageiro ao elevador com o desenvolvimento de comandos eletromecânicos capazes de proporcionar a disponibilidade do equipamento de forma mais rápida e eficaz.
Atualmente alguns elevadores nem botoeiras possuem, e se olharmos para trás tínhamos ascensoristas, isso só é possível devido ao controle de acesso, que elimina os painéis de comando dentro da cabina.
A evolução das novas tecnologias é algo constante, sejam de ensaios ou softwares capazes de simular os mais detalhados testes de equipamentos, possibilitando melhor performance e controle dos elevadores. Hoje em dia é possível acompanhar o elevador em tempo real na palma de sua mão, e aqui não falo somente de elevadores novos, existe tecnologia disponível para implementação em elevadores mais antigos também, as quais possibilitam a analise preditiva dos equipamentos para acompanhar o desgaste de componentes e agir antes da falha.
Hoje em dia se fala em inovações tecnológicas, economias, e os elevadores precisam também seguir esse ritmo
Os comandos eletrônicos são muito mais confiáveis, lembre-se que no início do texto eu disse sobre as tecnologias para a época, não quer dizer que seus elevadores são inseguros, mas a segurança era de acordo com a disponibilidade que tínhamos.
Podemos pontuar alguns impactos diretos da modernização tecnológica como:
- Redução de custos com energia que podem ser de até 40%, com novos comandos e dispositivos regeneradores de energia;
- Redução de impacto ambiental com máquinas sem óleo, entre diversos outros benefícios.
Infelizmente no Brasil, boa parte dos elevadores ainda estão funcionando com tecnologia antiga, a solução para estes é a modernização (uma reforma no elevador).
Para isso você tem duas opções, contratar empresas mantenedoras para a modernização ou buscar um profissional de forma imparcial para auxiliar você no melhor investimento para seu empreendimento.
Vale lembrar que ambas são escolhas inteligentes, não tente fazer isso por conta própria, busque apoio profissional.
Falando sobre investimento, gostaria de destacar e lhe parabenizar por estar investindo em seu desenvolvimento. Afinal de contas, se chegou até aqui, tenho certeza que é uma pessoa que busca conhecimento e aprendizado contínuo, e tens o meu respeito por isso.
Gostaria também de parabenizar o idealizador e toda a equipe que fazem de tudo para que a Revista Manutenção predial chegue até você com toda qualidade de informação.
Este mês a revista completa seu primeiro ano, então lhe convido a juntar-se a mim para parabenizar o Felipe Lima e Equipe.
No meu perfil publiquei uma foto com a edição deste mês, deixe lá seu comentário ou simplesmente #ARRIBA.
Parabéns à todos, e vamos juntos nessa.
Arriba Arriba