No dia a dia de quem trabalha com manutenção predial é comum ouvir algumas frases clássicas, tal qual:
“Meu prédio é muito pequeno, eu não preciso de um profissional”
“Manutenção Predial é um gasto desnecessário. Só vou me preocupar com isso quando tiver algum problema”
“Aqui no meu prédio está tudo certo, e nunca gastamos dinheiro com manutenção”
Pois é, infelizmente frases como essas são mais comuns do que deveriam.
Acredito que na grande maioria dos casos, as pessoas falam isso por falta de conhecimento. Se elas entendessem um pouco mais sobre a importância desse assunto, muitas dessas frases seriam abolidas.
Infelizmente muitas pessoas ainda não deram conta de que a falta da manutenção predial pode gerar diversos problemas, acidentes, prejuízos financeiros, até mesmo acidentes fatais. E tudo em decorrência da falta de manutenção.
Se esse é o seu caso – ainda não sabe para que serve a manutenção predial – fica tranquilo(a) está tudo bem, esse universo ainda é pouco difundido em território nacional. E foi justamente por esse motivo que nasceu a Revista Manutenção Predial, para levar informação de qualidade e com alto valor agregado.
Então, agora sem mais delongas. Para o que serve a manutenção predial?
Pois bem, todo imóvel é planejado e construído para atender os seus usuários por muito tempo. E é justamente a Manutenção Predial que vai fazer com que essa longevidade dessa construção seja alcançada. Simples assim.
Para dar um exemplo mais prático, vamos pensar no seu smartphone. De tempos em tempos
aparece na sua tela aquela mensagem para atualizar o sistema correto? Mas, como bons brasileiros que somos o que fazemos? Deixamos para depois, claro!
Aí passam alguns dias até que numa bela manhã o aparelho trava de vez. E pensamos: “poxa que chato!” E então vamos correr atrás do prejuízo. Correto?
Pois é, a falta de manutenção predial gera o mesmo incomodo, só que a dor de cabeça é muito maior. Não será apenas uma tela travada.
Mesmo com vários exemplos de acidentes causados por falta de manutenção predial preventiva, ainda assim não há um consenso quanto a criticidade dessa ferramenta, e temos muito a percorrer para mudarmos essa cultura local.
E digo no local, porque aqui no Brasil prédios com 20 anos são considerados velhos e acabados, enquanto que na Europa prédios centenários funcionam perfeitamente. Um tanto curioso não é mesmo?
Agora sou eu que te pergunto: Para o que serve a manutenção predial?
Acredito que já tenha entendido o recado não é mesmo?
Mas como uma boa engenheira e entusiasta da área, não custa nada reforçar.
A Manutenção Predial além de zelar pela conservação do seu imóvel e pela valorização patrimonial, tem como premissa básica garantir a saúde, segurança e conforto dos usuários. E mais, evita aqueles gastos inesperados.
Faça a manutenção predial correta do seu empreendimento. É bom para você, e para todos os condôminos.