Separe o Pessoal do Profissional

Compartilhe esse post

Separe o Pessoal do Profissional

Um erro comumente cometido por profissionais liberais, autônomos e pequenos empreendedores é misturar suas contas pessoais com as contas da empresa.

Usam o dinheiro do caixa da empresa para fazer compras no supermercado, ou usa seu cartão de crédito pessoal para comprar suprimentos, ferramentas e mercadorias para seu negócio.

Quem aqui é pequeno empreendedor e nunca fez isso, que atire a primeira pedra!

E esse é um grande problema! Misturar as contas do ambiente familiar com as do ambiente profissional te deixam sem controle sobre ambas as situações. Você passa a não saber quanto gasta, no que gasta, e quando vê já não sabe mais de onde vem nem para onde vai o dinheiro.

Então PARE!

Respire!

É possível mudar essa situação

O primeiro passo é entender que o dinheiro necessário para sua sobrevivência, para manter sua casa e sua família é um custo, uma despesa para seu negócio. Então é ali que ele deve entrar. Fixe um valor para retirar mensalmente da conta da empresa e acostume-se a viver com ele. É com esse “salário” que você irá pagar aluguel, supermercado, transporte, escola, plano de saúde, lazer, férias, enfim, todas as despesas que uma pessoa comum tem.

O restante do dinheiro da empresa é para ser usado com a empresa. Pagar funcionários (caso tenha), comprar suprimentos, estoque, pagar água, luz, telefone, aluguel, transportes da empresa, marketing, e toda e qualquer despesa que a firma tenha.

Se em algum mês sobrar dinheiro porque você vendeu mais do que de costume, ótimo! Guarde aquele dinheiro para o mês que as vendas não forem suficientes. Lembre-se sempre da história de poupar nos tempos de vacas gordas para sobreviver aos tempos de vacas magras.

Evite também usar cartões e contas pessoais para gastos da empresa, mesmo que seja uma situação necessária e emergencial. Depois de fazer isso uma vez, você acaba acreditando que não tem problema nenhum, e que isso pode ser feito sempre. É aí que começam os rolos e a desorganização.

Fazendo essa separação, você fica com as coisas mais claras, podendo agir melhor para cortar custos e remanejar despesas tanto na área profissional quanto no pessoal. Isso vai te trazer uma coisa muito importante na vida de qualquer pessoa: paz e tranquilidade.

Gostou? Compartilhe e deixe seu comentário!