Neste vídeo o Mestre Engenheiro Felipe Lima, explica o que é Laudo de estanqueidade e qual a importância dele para manutenção predial.
Laudo de estanqueidade é um documento que tem por finalidade dar um parecer se o sistema ou equipamento é estanque, ou seja, que ele é fechado hermeticamente, não deixa nada entrar e nem sair, que não tem vazamentos. Ele é provindo de um teste (teste de estanqueidade).
O laudo de estanqueidade é exigido em tubulações de gás inflamável para efeito de aprovação do Corpo de Bombeiros. Existem outros sistemas que são feitos testes e emitidos laudo de estanqueidade (exemplo: inspeções em vasos de pressão e caldeiras, tubulações hidráulicas, reservatórios de combustível).
Se você tem algum desses equipamentos no seu empreendimento, e acredito que sim, então você precisa ter os laudos comprovando que seus sistemas e equipamentos são estanques, ou seja, não herméticos, fechados, impermeáveis, não deixam nada vazar.
Um teste de estanqueidade, que o serviço base que irá gerar o Laudo, é feito por exemplo em tubulações de gás, para verificar se não há nenhum vazamento.
E aqui vamos quebrar um mito, tem muita gente que diz que não precisa fazer esse teste porque não sente cheiro de vazamento de gás. Vamos fazer uma pequena volta no tempo, o ano é 1996, e o local é Osasco Plaza Shopping. Era véspera do dia dos namorados, horário de almoço, e então uma explosão rompeu o chão da praça de alimentação e jogou o piso para o alto. Quarenta e duas pessoas morreram e mais de quatrocentas ficaram feridas. A perícia concluiu que houve um vazamento de gás em uma tubulação que passava embaixo do andar atingido.
Então, gestor, síndico, administrador condominial, façam os testes para obter os seus laudos de estanqueidade, e então ter certeza que está tudo bem com as suas instalações.
Boas manutenções prediais para todos.
Forte abraço.