Relatório de Inspeção Anual (RIA) dos elevadores, entenda a sua importância

Compartilhe esse post

Relatório de Inspeção Anual (RIA) dos elevadores, entenda a sua importância

Bastante cliente me pergunta a respeito do RIA dos elevadores, qual a sua necessidade e importância.

A maioria dos síndicos e administradoras sabem que precisam desse documento para emitir o alvará de funcionamento do equipamento com o CREA, mas não sabe o por que ele é tão importante.

Então vamos as explicações.

O QUE É ESSE TAL DE RIA?

Esse relatório é proveniente de uma inspeção detalhada para identificar erros e falhas da manutenção no elevador. Falando a grosso modo é para saber se a manutenção mensal está sendo realizada de acordo com as normas técnicas.

Essa inspeção tem que ser realizada pelo engenheiro responsável da empresa que faz a manutenção no elevador ou um especialista qualificado orientado por esse engenheiro.

Sempre é feito uma vez por ano. Vale ressaltar que o RIA só pode ser assinado e validado as informações contidas pelo engenheiro responsável.

Verificado qualquer anomalia no equipamento e que esteja fora das normas, o condomínio é notificado com as pendências e tem o prazo para se adequar, principalmente os itens de segurança.

Fique ligado (a)! O engenheiro responsável pode recusar a assinar o RIA.

Se tiver alguma pendência de segurança ou norma técnica, e o cliente não queira se adequar. O Engenheiro responsável da empresa pode se recusar a assinar o RIA.

E se o RIA não estiver assinado, o condomínio não consegue renovar o alvará de funcionamento, e pode sofrer além de multa a interdição do equipamento. Então fica esperto(a)

NEM TUDO SÃO FLORES

O Brasil possui 40% de elevadores irregulares e a cada ano esse número aumenta. Boa parte por serem antigos e/ou serem cuidados por empresas que não têm um engenheiro responsável.

Além disso, infelizmente, existem várias cidades que não são obrigatórios a emissão do RIA. Com isso inúmeros acidentes vêm crescendo no país por falta de manutenção, fiscalização e adequação das normas técnicas.

Nesse meio ainda existem engenheiros (irresponsáveis) que emitem o RIA sem ao menos saber se realmente o equipamento está seguro.

Também têm as empresas “camaradas” as quais mesmo que tenha alguma pendência de segurança no elevador, emitem o RIA colocando a vida dos usuários em risco.

Enfim, há uma infinidade de irresponsabilidade nesse setor. Não faça parte das estatísticas. Entenda que isso é um item de extrema seriedade.

SEJA UM SÍNDICO E UMA ADMINISTRADORA RESPONSÁVEL EXIJA O RIA

Uma dica que dou é que sempre exija o RIA da empresa que tiver fazendo a manutenção do elevador, mesmo que na sua cidade não seja obrigatório. É uma forma de se respaldar de um problema sério depois.

Elevador é um equipamento extremamente seguro, porém, precisa estar de acordo com as normas, e a manutenção tem que ser feita por empresas corretas que seguem à risca as leis. Caso desconfie de alguma empresa, peça vistoria de outra ou uma empresa de consultoria.

Nunca se esqueça, o elevador leva vidas e a responsabilidade é muito grande.

Além de você ter um respaldo cível com o RIA, ele ajuda a identificar:

  • Erros e falhas que a empresa está cometendo na manutenção;
  • Previne acidentes;
  • Saber a hora de modernizar o elevador;
  • Se adequar as normas vigentes;
  • Traz mais segurança ao usuário;
  • Evita gastos desnecessários;

Portanto, cuide bem do seu elevador. E espero que tenha compreendido o que é, e qual a importância do Relatório de Inspeção Anual.