Quando eu atuava como técnico fazendo atendimento em campo, essa era a dúvida número 1 de todos os gestores prediais.
Pois bem, se você é síndico, gestor predial, administrador de condomínio, é importante que saiba, quem pode fazer esse resgate.
Confesso que a ação de retirar um usuário preso no elevador, é algo relativamente simples. Contudo, não se engane!
O resgate de pessoas presas no elevador só pode ser realizado pela empresa mantenedora dos equipamentos ou pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão que o substitua.
Portanto, não é autorizado que síndicos e/ou outros colaboradores do condomínio efetuem o resgate. Isso está escrito na NBR 16083:2012.
Muito antes dessa norma, algumas empresas ensinavam como fazer o resgate, alguns condomínios inclusive possuíam a chave de emergência do elevador.
Mas devido ao elevado grau de risco, uma pessoa sem o devido treinamento e preparo não pode efetuar o resgate. Apenas profissionais da empresa de manutenção dos elevadores ou corpo de bombeiros podem realizar o serviço.
O maior risco nessa situação, é o da pessoa que está sendo resgatada, cair no poço do elevador.
Mesmo sendo uma atividade relativamente simples, há muitos riscos envolvidos, e somente uma pessoa treinada conseguirá mitigar todas a possibilidades, e, caso ocorra algum imprevisto, atuará da forma correta.
Uma pessoa sem o devido preparo, não saberá o que fazer.
Te convido a refletir comigo um pouco
Pense em uma criança começando a dar os primeiros passos. Consegue se lembrar como é?
Ela vai levando um tombo atrás do outro, correto? E somente após muitas tentativas ela consegue dar alguns passos, meio desengonçados, e vai se aperfeiçoando com o passar do tempo.
Na vida tudo é assim.
Então, não tem como exigir de um leigo o mesmo grau de preparo de um profissional que trabalha há anos na área. Mesmo que haja empenho e dedicação no aprendizado, para que chegue na perfeição é preciso tempo e vivencia.
Para resgatar uma pessoa presa no elevador, é preciso perfeição, isso porque qualquer erro mínimo, pode ser fatal.
Felizmente nunca presenciei nenhum acidente oriundo do resgate de passageiros presos no elevador, mas confesso que já tomei muitos sustos.
Certo dia cheguei para um atendimento, já preocupado, porquê o chamado era o seguinte:
“O elevador está andando com a porta aberta”
E pior, quando cheguei no local o porteiro confirmou o relato, e disse que ele mesmo tinha feito o chamado.
E ainda disse mais, falou que ele já tinha escorado a porta… (e ele fez isso na maior boa vontade, o intuito era alertar os usuários sobre o perigo) uma causa nobre, mas veja só como a falta de treinamento pode ser algo catastrófico.
Quando cheguei no elevador, de fato a porta estava aberta e escorada com uma cadeira de plástico, como o porteiro havia dito.
Mas nesse prédio ele ainda tinha a Porta Batente – aquelas que você precisa abrir e fechar manualmente – e a cadeira estava entre a porta e o POÇO DO ELEVADOR.
Para que esse elevador funcione, é preciso que porta esteja fechada, mas nesse prédio o sistema estava com problema e o elevador não estava “reconhecendo” que a porta estava aberta, então continuou funcionando normalmente, mesmo com a porta aberta.
Agora pensa na quantidade de acidentes que poderiam ter ocorrido nesse prédio. A pessoa entrar no elevador e ele funcionar com a porta aberta, um morador passar no corredor no qual a porta batente estava aberta (escorada por uma cadeira de plástico) dando acesso direto a poço do elevador.
Felizmente nada disso aconteceu.
Mas note o seguinte, como a falta de instrução pode ser fatal
O porteiro agiu com boa intenção, mas por pouco não resultou em um acidente, imagine se uma criança ou pet sai no corredor em direção do elevador e cai no poço, seria um acidente fatal.
Fato é, não podemos nos aventurar com o que está fora de nossa realidade. Falando sobre os elevadores, mesmo que seja a sua maior boa vontade de ajudar a pessoa nesse momento. O elevador é uma máquina, apesar de muito tecnológico e seguro, ele é feito para transporte de pessoas e cargas, e sua manutenção depende de profissionais capacitados e treinados.
Sempre chame as empresas e os profissionais capacitados
E isso vale para tudo.
Ainda no universo dos transportes verticais, outra grande dificuldade que os gestores prediais possuem é: Avaliar se os serviços de manutenção preventiva dos equipamentos estão sendo realizados corretamente.
As condições específicas sobre a montagem, manutenção e segurança dos elevadores, só podem ser avaliadas por profissionais especializados.
Se em seu condomínio você está passando por problemas com os elevadores, ou, se você quer saber se de as manutenções estão sendo realizadas corretamente, contrate um consultor independente, de preferência que não tenha nenhum vínculo com a empresa mantenedora.
Gostou dessas dicas? Todos os meses você encontrará muitas outras aqui.
Então, para não perder nenhuma, já se inscreve para receber mensalmente a Revista Manutenção Predial diretamente no seu e-mail.
Um Forte abraço… #arriba