Nesses 16 anos atuando na engenharia civil, pude notar que muitas pessoas se sentem um pouco como engenheiros e arquitetos quando o assunto são obras e reformas.
Digo isso, porque já ouvi várias vezes frases como:
“Para que gastar dinheiro se eu conheço um pedreiro que faz tudo?”
“Conheço uma pessoa que faz mais barato e em curto prazo!”, ou
“Já tenho um desenho aqui e vi no Youtube como fazer o passo a passo”.
Sinto informar aos desavisados, mas a engenharia não funciona assim.
Não é simplesmente fazer uma forma em madeira, prender alguns “ferros” e despejar concreto, que teremos o concreto armado. Sem estudo, cálculo.
Como a medicina, os engenheiros e os arquitetos investiram anos da sua vida profissional atrás de uma mesa na universidade, entendendo sobre a dinâmica dos materiais, o dimensionamento dos elementos estruturais, como planejar, precificar, levantar uma obra. Não foi do dia para noite que eles aprenderam tudo, apenas com um vídeo tutorial do Youtube.
Inclusive, existem profissionais que decidiram, e se comprometeram, a aprofundar seus conhecimentos em áreas especificas, em cursos de extensão, pós-graduação, mestrado e doutorado, com o objetivo de se especializar cada vez mais.
Na arquitetura, busca-se otimizar os espaços, atender às legislações em vigor quanto ao uso de um terreno, como também atender a expectativa de custo e funcionalidade.
Na engenharia, busca-se elaborar e realizar estudos no solo, dimensionar adequadamente as estruturas em concreto armado, as alvenarias estruturais, analisar qual o melhor revestimento a ser aplicado, e ainda, como viabilizar o custo e o planejamento da obra.
Engenharia é sim, uma fórmula. Entretanto, não tem nenhuma mágica envolvida!
Sendo assim, ao contratar profissionais qualificados para pensar, planejar, projetar, executar e acompanhar as etapas construtivas ou reformas de uma edificação, preze pela durabilidade, funcionalidade, desempenho e custo final da sua edificação.
E voltando para o exemplo da medicina, na engenharia os profissionais envolvidos também estudaram, e muito, para chegar no nível de conhecimento que possuem. Então, não menospreze o conhecimento das pessoas e entenda de uma vez por todas que, Engenharia só pode ser realizada por Engenheiros, assim como a medicina só pode ser exercida por médicos.
Pense nisso!