Os tipos de bomba existentes em uma edificação

Compartilhe esse post

Os tipos de bomba existentes em uma edificação

Nesse vídeo, o Mestre Engenheiro Felipe Lima demonstra e explica sobre as principais bombas existentes em um empreendimento.

Em todo e qualquer empreendimento uma coisa que há em comum em todos eles é que possuem algum sistema hidráulico, seja de consumo ou de descarte, e dessa forma para que os fluídos sejam deslocados pelas tubulações seguindo um fluxo correto de abastecimento ou despejo, se faz necessário à utilização de bombas hidráulicas.

Existem vários tipos de bomba, cada uma com uma função e característica específica, dentre as quais podem estar as seguintes:

Bomba de recalque

Apesar de todas as bombas serem bombas de recalque, essas em especial que levam esse nome são as bombas que servem para levar água de consumo, ou seja, água potável, do reservatório inferior para o reservatório superior, ou em certos casos, do reservatório inferior direto para o consumo.

Bomba de combate a incêndio

Podem ser de duas diferentes aplicações, a bomba Jockey (a menor bomba do sistema) que tem como finalidade manter a linha pressurizada, e a bomba Principal (a maior bomba do sistema) que entra em ação quando a bomba jockey não consegue mais manter a rede pressurizada, essa de fato tem como principio fazer o combate ao incêndio.

Bomba de esgoto

São bombas submersas que jogam os dejetos do coletor existente no empreendimento, que geralmente está instalado no subsolo, para as redes públicas.

Bomba de água servida

Assim como as de esgoto, são bombas submersas instaladas nos subsolos que recalcam a água do subsolo para a rede pública, sendo a diferença o tipo de água que atuam.

Bomba de lençol freático

Esse tipo de bomba existe em edifícios nos quais ao serem feitos a construtora perfurou algum lençol de água. Essa água é captada e armazenada em reservatórios até atingir um determinado volume e então é recalcada para a rua.

Bomba de Água Gelada (BAG) e Bomba de Água Condensada (BAC)

Essas bombas são existentes apenas em empreendimentos que possuem sistema central de refrigeração, podendo conter apenas um dos dois tipos de bomba, ou os dois. A bomba de água gelada faz a circulação do sistema de água fechado entre a central de água gelada e os pontos de consumo, e as bombas de água condensada fazem a circulação entre a central de água condensada e as torres de resfriamento.

Boas manutenções prediais para todos.

Forte abraço.