Olá, Jovem Engenheiro Level 01, como dizia uma certa “empresa fictícia”, em um certo “programa humorístico”
– Você está cansado de ler e ler, sem ter uma forma de aplicar o extenso conteúdo de gestão de obras, sem se comprometer e de uma forma divertida?
Então seus problemas acabaram!!
No artigo de hoje, vamos mostrar que Engenharia Civil e Videogames combinam…. e muito.
Diferente do que certos estereótipos antigos, existem diversas formas alternativas para complementar e fortalecer os materiais teóricos aprendidos na Faculdade, ou até mesmo despertar o interesse em crianças para a área da construção, afinal, estas ainda não podem estagiar para entender o maravilhoso mundo da construção civil.
Na nossa lista de jogos de engenharia, vamos partir do mais simples até o mais complexo e detalhado.
Minecraft
Creio que muitos torceram o nariz para essa escolha! Porém, muitos Engenheiros e Arquitetos pegaram gosto pela área de construção e estão até desenvolvendo sua criatividade, brincando com LEGO ®.
E o que é o Minecraft, se não uma evolução dos blocos de montar?
Figura 1 – Ambiente de areia Fonte: Site Oficial Minecraft
Minecraft é um jogo espetacular, que estimula o senso de espaço e noção tridimensional, que é muito importante para elaboração de projetos e layouts, onde os projetistas precisam saber as limitações de espaços e como ocupá-los da melhor forma possível.
E a captação de recursos, que é uma das principais tarefas do Modo Aventura do jogo, onde para cada item ou material que o jogador precise – muitas vezes – é necessária a captação da matéria prima e de uma ferramenta, que combinadas criam o elemento que você precisa.
Por exemplo, para obter o Bloco de Vidro basta colocar blocos de areia dentro do forno, que resultarão no produto final (blocos de vidro).
Dentre outras dificuldades, como certos minerais que precisam de ferramentas específicas para serem coletados ou construções que só podem ser geradas com materiais perigosos, como a lava. Se você jogou e achou que era um jogo focado em crianças, você jogou errado!
Figura 2 – Castelo de blocos. Fonte: Site Oficial Minecraft
Machines
Jogos de estratégia em tempo real, os famosos RTS (Real-Time Strategy) ou traduzindo para o português ETR (Estratégias em Tempo Real), são excelentes para desenvolver o raciocínio lógico e senso de urgência. Afinal, enquanto você está elaborando sua estratégia, do outro lado do mapa seu adversário também está e quando você menos espera, a ação dele pode te comprometer e ocasionar a sua derrota.
De todo o universo dos RTS, eu trouxe um jogo bem esquecido, mas que demonstra todas as características mencionadas acima. Porém, para manter dentro do tema, vamos focar nos Builders (construtores) do jogo.
Em Machines, existem 3 níveis de Builders, onde cada um tem a capacidade de construir diferentes Fábricas e Coletores, onde são mais úteis, resistentes e poderosos dependendo do nível do construtor.
Nesses momentos a sua capacidade como gestor de recursos é colocada em prova, isso porque para melhorar a base com as construções citadas é preciso petróleo, que é extremamente escasso e que depende de outros robôs para procurá-lo e de uma construção própria para extraí-lo.
Figura 3 Print de uma partida. Fonte: GameSpot
Fora que existe apenas UM (1) local onde todo esse petróleo é armazenado, para piorar nesse ambiente o jogador fica extremamente exposto e precisa de proteção constante. E para piorar um pouquinho mais a situação, nenhum Builder consegue construir esse “silo” de petróleo.
Está preparado para gerir todos os recursos e crises? Então está pronto para jogar Machines.
Constructor
Embora sua resenha e seus elementos não sejam os mais politicamente corretos, Constructor, lançado em 1997 e recentemente relançado para PS4, Xbox One e Switch, é um jogo que te coloca na pele de um Magnata da Construção que quer expandir seus negócios.
Nesse jogo você vai gerenciar uma empresa bem peculiar e “amorosa” na qual você vai chutar o balde para a política de boa vizinhança com seus concorrentes e ocupar a maior quantidade possível de terrenos. Novamente, o ponto principal não é falar sobre a ideologia do jogo, mas sim de suas funcionalidades.
Figura 4 – Constructor. Fonte: Microsoft.com
Assim como Machines, Constructor é um jogo de Estratégia em Tempo Real que possui os mesmos elementos de jogabilidade e vão trabalhar o sentido de urgência e administração de recursos. Porém, ambientado em um cenário urbano e mais próximo do universo do Engenheiro Civil.
Embora possua personagens completamente satirizados e engraçados, como por exemplo o Capataz, que é a Figura do Supervisor/Encarregado de obra, os Trabalhadores do jogo, só conseguem trabalhar com a presença dele, dentre outras funções que apenas ele consegue exercer. Ou os Inquilinos, que são a base financeira da Companhia, pagando aluguel.
Esses personagens são limitados no início do jogo, então é necessário construir mais residências e aumentar o nível deles.
Vale reforçar que por não ser “politicamente correto”, aqui no Brasil esse jogo é classificado para maiores de 12 anos, então cuidado com os pequenos, quando for indicar esse jogo!
SimCity
Talvez perdendo apenas para Minecraft, o SimCity é um peso pesado dos jogos para Engenheiros.
O simulador de Administração de cidades é tão famoso e complexo que muitos “brincam” que ele é um jogo que deve ser jogado até por candidatos à Prefeitura.
Diferente dos anteriores, ele é um jogo que traz um mapa apenas para você, como uma tela em branco. Você deve ir construindo sua cidade da melhor forma possível.
O jogo te recompensa pela criatividade e por uma boa administração.
Os habitantes da sua cidade, mais conhecidos com “Sims”, cobram ações do jogador, como melhoria nas cidades e retirada de alguma construção problemática, então saber deixar reservas é um grande diferencial para administrar essas crises e garantir um ótimo clima para os habitantes de sua cidade.
Mas, isso também não impede de você ter uma cidade com a sua cara, seja uma cidade futurista, pólo industrial, uma cidade cheia de cassinos ou um grande Parque Central como o Ibirapuera ou o Central Park. Aqui você pode deixar a criatividade rolar solta.
Figura 5 – Cidade em chamas. Fonte: Techtudo
Além desses jogos, existem uma infinidade de outros com essa mesma temática que você pode desfrutar, ou indicar para estudantes de Engenharia. Alguns deles são:
– Fallout Shelter;
– Construction Simulator 2015;
– City Island;
– Terraria;
– E muitos outros.
Uma das principais funções de um Engenheiro é administrar recursos e crises, funções essas que não são ensinadas na faculdade, justamente por dependerem da vivência.
Embora nada substitua a boa e velha “vida real”, você terá a possibilidade de aprender se divertindo e brincando, isso não tem preço, além de facilitar que o aprendizado se fixe.
Não é à toa que atualmente o processo de Ludificação ou a Gamificação vem ganhando cada vez mais força em empresas e nos processos de Educação. O próprio Minecraft, já é utilizado em escolas Americanas e Chinesas, além da própria ONU já ter desenvolvido projetos sociais utilizando o jogo. Então é com grande prazer que eu digo:
– Chegamos no Futuro! Se não, estamos bem próximos dele. O FUTURO É AGORA E ALEM!!!!!!!! E bora jogar.
Referências Bibliográficas
Constructor está de volta em HD comemorando 20 anos e chega ao Nitendo Switch. Por Mayara Fortin. Disponivel em: <https://dropsdejogos.uai.com.br/noticias/resenhas/constructor-esta-de-volta-em-hd-comemorando-20-anos-e-chega-ao-nintendo-switch-por-mayara-fortin/> . Acesso em 29/01/2021.
Constructor. Disponível em: <https://www.microsoft.com/pt-br/p/constructor/bq71mqsgds2q?activetab=pivot:overviewtab> . Acesso em 29/01/2021.
Constructor. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/constructor.html> . Acesso em 28/01/2021
Machines’s images. Disponível em: <https://www.gamespot.com/games/machines/images/>. Acesso em 31/01/2021.
MineCraf: Game é usado como recurso educacional em muitas escolas no mundo. Redação Canatech. Disponivel em: <https://canaltech.com.br/mercado/Minecraft-game-e-usado-como-recurso-educacional-em-muitas-escolas-no-mundo/#:~:text=Minecraft%3A%20game%20%C3%A9%20usado%20como%20recurso%20educacional%20em%20muitas%20escolas%20no%20mundo,-Por%20Reda%C3%A7%C3%A3o&text=O%20jogo%20de%20constru%C3%A7%C3%A3o%20Minecraft,escolas%20ao%20redor%20do%20mundo> . Acesso em 28/01/2021.
Minecraft: O mundo é teu para o criares. Disponível em: <https://www.minecraft.net/pt-pt/about-minecraft> . Acesso em 31/01/2021.
SimCity: divirta-se com o game de simulação mais famoso do mundo. Por Felipe Vinha. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/simcity.html>. Acesso em 28/01/2021.