Com a chegada do verão, o desejo dos moradores por um aparelho de ar condicionado, aumenta consideravelmente, e os gestores prediais recebem diversas solicitações de instalação nas unidades privativas.
Mas, como proceder para a correta instalação dos aparelhos? É possível realizar essa instalação em qualquer tipo de prédio? Quais são os cuidados que os síndicos e gestores prediais precisam ter ao analisar uma solicitação de modificação na unidade privativa, especificamente relacionado a instalação de aparelhos de ar condicionado?
Pois bem, para você que é condômino e deseja instalar um aparelho no seu apartamento, antes de comprar o aparelho de ar condicionado, primeiro entenda com o condomínio quais são as especificações aprovadas, para seguir corretamente com a instalação e não correr o risco de levar uma multa.
Vale lembrar que nem todos os prédios possuem capacidade para instalação de aparelhos de ar condicionado na unidade privativa. Normalmente os prédios mais antigos, não foram feitos com capacidade para receber esse aumento de carga elétrica, então, nesses prédios, infelizmente, não é tão simples a instalação dos aparelhos de ar-condicionado.
Há inclusive relatos de prédios que pegaram fogo, nos quais foram constatados que o incêndio iniciou nas instalações de ar condicionado irregulares nas unidades privativas. Então, muito cuidado, antes de instalar, tenha certeza que seu prédio irá comportar esse aumento de carga.
Como saber se o meu prédio tem capacidade para receber aparelhos de ar condicionado nas unidades privativas?
O primeiro passo que deve ser feito é, consultar o memorial descritivo da construtora que foi entregue junto com o empreendimento.
Há dois manuais diferentes – um para a área comum e um para a área privativa – mas que possuem essa informação, se há, ou não, a previsão de carga elétrica para a instalação de aparelhos de ar condicionado, na edificação.
Para os prédios que possuem carga elétrica disponível
Esse caso é o mais simples de todos, porque basta apenas instalar os aparelhos seguindo as regras do condomínio.
Se o empreendimento foi construído com essa projeção futura, com toda certeza há no manual do proprietário o ponto onde as máquinas devem ser instaladas, e qual a capacidade dos aparelhos.
Então, leia esse documento e siga à risca o que foi previsto em projeto, e orientado pelo condomínio.
Para os prédios que não possuem carga elétrica disponível
Para esses casos há duas orientações, a primeira é, não instale os aparelhos de ar condicionado, porque a sobrecarga elétrica poderá causar um incêndio na edificação.
Mas caso, seja vontade da maioria a instalação dos aparelhos de ar condicionado na unidade privativa, então, contrate uma empresa especializada em elétrica para fazer um estudo de carga e gerar um projeto para modificação das instalações.
De forma resumida, será preciso alterar:
- o transformador de entrada;
- o quadro geral; e
- toda a fiação elétrica que atende as unidades privativas.
É um investimento considerável. Essa é a forma correta e segura, claro que aqui os procedimentos foram resumidos, mas essa é a essência.
Não instale, caso o seu prédio não tenha capacidade para receber as instalações. Mas caso deseje instalar, modifique toda a instalação elétrica do empreendimento para poder suportar as novas cargas de todas a unidades.
Aparelhos instalados na área comum
E não podemos nos esquecer de falar dos aparelhos de ar-condicionado instalados na área comum das edificações, em halls de entrada, academias, salões de festa. A responsabilidade pela instalação e manutenção desses aparelhos é do condomínio.
De todas as disciplinas que fazem parte da gestão dos síndicos, o item ar-condicionado, normalmente é esquecido ou deixado de lado. Mas saiba que ao tomar essa atitude, as consequências podem ser gravíssimas.
Então, síndicos, gestores prediais, zeladores, não se esqueçam das manutenções preventivas destes aparelhos. É fundamental que todos os aparelhos de ar-condicionado das áreas comuns, passem por manutenções preventivas mensais, que são atividades relativamente simples, as quais têm como finalidade garantir a qualidade do ar interno.
Espero que tenha gostado, e faça bom proveito das informações aqui compartilhadas.
E lembre-se, instale corretamente os aparelhos de ar-condicionado, e depois não se esqueça das manutenções preventivas.