Neste vídeo o Mestre Engenheiro Felipe Lima explica o que são os multiplicadores internos para a manutenção predial.
É muito comum a utilização da expressão multiplicador interno para descrever uma determinada situação na qual apenas um colaborador foi treinado em algo, e depois este passará todo o conhecimento para os demais integrantes. Contudo, essa não é a única aplicação para sentença.
Na manutenção predial esses multiplicadores internos são todos os demais colaboradores de outras áreas como, equipe de limpeza, segurança patrimonial, recepção, que possuem suas tarefas e demandas pré-estabelecidas e que aparentemente não têm nenhuma relação com a manutenção, contudo, se analisadas à fundo são rotinas que com toda certeza auxiliam na manutenção, e vice versa.
Por exemplo, a equipe de limpeza passa por todos os banheiros todos os dias, então eles podem ser treinados para serem multiplicadores internos, e levantarem todos os problemas referente a manutenção predial dos banheiros.
A equipe de segurança ao fazer suas rondas pela edificação, assim como a equipe de limpeza, podem ser treinados para vistoriar todas essas áreas em que atuam para levantar as falhas referentes à manutenção predial e repassar.
Do ponto de vista econômico e técnico, é muito mais eficiente atuar dessa maneira, pois haverá maior sinergia entre as equipes e todos estarão treinados a zelar pelo empreendimento como uma única força.
Estude essa ideia, ela é extremamente viável e inteligente, e a implementem em sua manutenção predial.
Boas manutenções prediais para todos.
Forte abraço.