Um gestor predial é responsável por mil e uma tarefas:
Gerenciar infraestruturas e grandes instalações;
Aprovar, planejar e agendar trabalhos;
Gerenciar equipes e expectativas;
Gerenciar clientes e expectativas;
Prestar assistência técnica;
Cumprir diversos critérios de higiene, segurança e qualidade;
Coletar e analisar dados;
Contabilizar custos;
Implementar melhorias;
Repetir tudo no dia seguinte.
E, frequentemente, neste fluxo de trabalho, surgem vários desafios que complicam ainda mais o seu dia a dia. Sejam relacionados com a organização e controle da operação das equipes, com a comunicação entre técnicos e os clientes, com o cumprimento de SLAs, com a rastreabilidade e com a tomada de decisões com base em informações e dores decorrentes do fato do gestor ainda depender de processos manuais ou de sistemas antiquados como o Excel ou papéis, para definir os planos de trabalho.
Como superar esses desafios?
E a resposta é, com uma ferramenta que garanta aos gestores prediais uma visão de todas as suas operações em tempo real.
E não estou falando de um CMMS (Computerized Maintenance Management System – Sistema de Gestão de Manutenção Computadorizado). É verdade que o CMMS tornou a gestão predial menos árdua e, simultaneamente, mais eficiente.
Contudo, este sistema também já faz parte do passado, juntando-se ao papel e ao Excel.
Chegou a hora da IMMP (Intelligent Maintenance Management Platform) ou em português, Plataforma Inteligente de Gestão de Manutenção.
As IMMPs são plataformas com aplicativos nativos, com integrações com hardware IoT e centenas de outros softwares, que conseguem trazer toda a complexidade de gerenciar facilities para interfaces configuráveis, dashboards intuitivos, aplicativos fáceis de usar e relatórios bem detalhados.
Uma ferramenta flexível aos serviços que a empresa presta aos seus diferentes contratos e respectiva evolução. Uma ferramenta que permite gerenciar todos os clientes, os seus locais e ativos, numa só plataforma, ligando todas as informações de forma ilimitada.
Há uma nova geração de facility managers que não vai aceitar menos do que uma atitude
mobile-first ou uma plataforma amigável que consegue controlar com a ponta dos dedos. E
é isso que as IMMPs representam. Simplicidade para os técnicos e inteligência para os
gestores.
As vantagens de uma Plataforma de Gestão de Manutenção Inteligente
Centralização da informação
A plataforma acaba com os papéis perdidos e as inúmeras planilhas de Excel. A partir do
momento que você insere toda a informação na plataforma, é muito simples encontrar
planos de trabalho, registros de danos, manuais de instruções e outros tipos de ficheiros.
Comunicação sem entropia
Com uma plataforma, cada membro da equipe recebe uma notificação quando uma tarefa é
atribuída. Isso facilita o reporte de danos para a equipe técnica e também diminui o tempo
de reação.
Aumento da produtividade
Os gestores de manutenção demoram menos tempo para “passar tarefas” aos técnicos e os
técnicos, por sua vez, conseguem encontrar toda a informação de que precisam rapidamente.
Redução do tempo de parada
Sempre que você deixa uma tarefa em backlog e foge ao seu plano de manutenção, a
probabilidade de dano aumenta. Com uma plataforma de gestão, há uma redução do
tempo de parada, já que torna o agendamento mais fácil, além de controlar e rever o plano
de manutenção preventiva.
Controle de custos
Sem uma plataforma de gestão de manutenção, é normal sentir que você toma decisões
com base em intuição, sobretudo.
Com os dados recolhidos pelo software e os relatórios automáticos detalhados, é possível começar a tomar decisões com base em informações e prever com mais confiança quais serão os gastos em manutenção.
Interconectividade
A Plataforma Inteligente de Gestão de Manutenção tem a vantagem de se integrar com um
número cada vez maior de ferramentas – sejam plataformas de gestão de edifícios, ERPs,
CRMs, PMSs, sensores, calendários, gestão de projetos, produtividade, comunicação, etc. É
crucial manter o alinhamento entre as várias áreas do seu negócio e garantir que as equipes
de manutenção estejam ligadas aos outros departamentos, compartilhando os mesmos
objetivos e processos de gestão.
A pandemia da COVID-19 acelerou a transformação digital para diferentes indústrias,
profissionais e setores do mercado. A lição que 2020 deu foi que precisamos ser resilientes e
adaptáveis.