Caso você perguntasse a um vizinho seu sobre quando foi a última revisão ou manutenção que ele realizou no automóvel, qual a chance de uma resposta imediata, até com certa facilidade?
Isso se a resposta não tiver ainda mais detalhes, no caso de ser um automóvel com pouco tempo de uso ou em período de garantia. Muitos até dirão orgulhosos – e com razão – que possuem algum tipo de controle atualizado para realizar o acompanhamento das suas atividades e datas!
Mas, e se você perguntasse a esse mesmo vizinho: – Como as manutenções preventivas tem sido realizadas no imóvel ou no condomínio onde ele mora? Você acredita que a resposta seria igual?
Pouco provável, não é mesmo?
Então, aproveite a oportunidade para dizer uma coisa que ele dificilmente conseguirá esquecer:
“A manutenção preventiva é o que garante a garantia”
Não se assuste caso ele fique parado, olhando para você sem entender nada.
É curioso, mas mesmo sendo um bem com valor financeiro consideravelmente maior que um automóvel (para a maioria das pessoas), realizar as manutenções preventivas não é prioridade para muitos proprietários de imóveis.
Quem atua nas áreas relacionadas à manutenção predial já não se surpreende com essa realidade.
Analisar o imóvel sob a perspectiva de ser o bem de maior valor financeiro, ou então, considerando que passamos grande parte do nosso tempo neles, já seria motivo suficiente para que os proprietários estivessem atentos aos detalhes e rotinas preventivas relacionadas às manutenções.
Porém, esses motivos parecem ainda não ter a força suficiente para fazer com que algumas ações preventivas sejam parte da rotina de cuidados relacionados ao imóvel.
Então, que tal tentarmos uma abordagem que possa fazer o proprietário enxergar a importância da manutenção de outra forma? Tendo a oportunidade, diga novamente:
“A manutenção preventiva é o que garante a garantia”
Propor essa mudança de perspectiva sobre o assunto e fazer com o proprietário compreenda a sua responsabilidade sobre a manutenção preventiva, significa fazê-lo entender que negligenciar tais ações poderá culminar na perda de um direito que já é seu como consumidor:
A GARANTIA.
Pois é. Nem todos percebem que ao não cumprir com o plano de manutenção preventiva da sua edificação, estarão abrindo espaço para a possibilidade de perder um direito garantido a eles como consumidores. São essas atividades preventivas que poderão atestar o cumprimento (ou não) de todas as rotinas previamente estabelecidas para validar as garantias aos proprietários de um imóvel. Ao mudar a forma de abordar o assunto, partindo do direito de garantia, é possível que o
proprietário perceba que as manutenções são o que atestam suas ações e sustentam os seus direitos (assim como acontece com um automóvel, com as conhecidas “revisões”).
Para os profissionais que atuam no segmento de manutenção predial, sobretudo em edificações condominiais, é fundamental trabalhar na consolidação da responsabilidade da manutenção sob a perspectiva do cliente.
Incluir a garantia do imóvel no debate possibilita, de forma mais ampla, colocar o proprietário na “mesma trincheira” que o construtor e de toda a cadeia de profissionais que atuam no segmento.
Para isso, precisamos contar com ferramentas técnicas confiáveis que sustentem essas informações, proporcionando segurança para orientar e esclarecer dúvidas tão presentes nessas situações.
Essa é a função de documentos como o manual de uso, operação e manutenção das edificações (NBR 14037) e também do respectivo plano de manutenção da edificação (NBR 5674).
Desenvolvidos especificamente para cada projeto, esses documentos irão auxiliar clientes, síndicos e construtores sobre os cuidados preventivos, visando assegurar e validar os prazos de garantia do imóvel.
A manutenção preventiva é interesse de todos e para mudar a visão do proprietário sobre a responsabilidade de seguir tais orientações, é dever dos profissionais que atuam em áreas relacionadas à manutenção preventiva, encontrar maneiras eficientes (e por que não dizer, até mais criativas) para que o cliente entenda sobre os seus direitos e também sobre as suas responsabilidades.
E não esqueça! Caso você tenha a chance de repetir mais uma vez, diga ao proprietário:
“A manutenção preventiva é o que garante a garantia”
Gabriel guerreiro