Já chegamos no final de 2021, e com o encerramento do ano vêm as festas e comemorações, momentos nos quais nos reunimos com familiares e amigos e festejamos ao redor da mesa com muita comida gostosa e afetiva.
Contudo, têm pessoas que ficam com medo de engordar nessas ocasiões. Sei que é algo que atormenta a cabecinha de vocês, mas é diante desses eventos que o seu comportamento tem que estar alinhado com o seu objetivo. Afinal, eles sempre estarão aí.
Antes de entrar nas dicas, eu gostaria de compartilhar alguns insights com todos vocês.
O Natal e as festas de fim de ano, apesar de envolverem bastante a alimentação, não estão diretamente ligadas a ela. Mas sim, representam estar em família e amigos, devendo significar o fortalecimento e renovação do nosso vínculo com nossos entes queridos.
Além disso, a preocupação com a alimentação não deve ocorrer apenas neste período do ano. Alimentação saudável deve ser um hábito. O segredo nas ceias de Natal e Réveillon não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas, pois não é uma refeição isolada que te fará ganhar ou perder peso e sim um consumo excessivo e diário.
Bora com as dicas:
1) Foque no sentimento do Natal e do Ano Novo e na confraternização com sua família e amigos. Tire o foco da comida!
2) Não fique em jejum até a ceia. Faça suas alimentações normalmente ou diminua o carboidrato do almoço. Mas não chegue na ceia com fome de dragão;
3) Faça um único prato. Evite ficar beliscando a noite inteira;
4) Olhe todos os pratos que tem da mesa e escolha o que você mais quer comer. Não precisa pegar de tudo. Deixa um pouco para o dia seguinte;
5) Cuidado com as sobremesas. Dê preferência às frutas, mas se tiver com muita vontade, escolha um docinho também;
6) Se for ingerir bebida alcoólica, consuma com moderação. O álcool é calórico e libera fatores inflamatórios. Procure intercalar a cada dose um copo de água.
7) Não abandone o exercício físico. Ele vai te ajudar no gasto energético e a manter o foco no seu objetivo.
8) Faça boas escolhas e curta seu Fim de Ano!