A sigla SPDA significa: Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, o qual é conhecimento popularmente como para-raios.
A função básica do SPDA é proteger as pessoas, a edificação e os equipamentos eletrônicos, contra os efeitos das descargas atmosféricas (raios).
Este sistema é regido pela NBR 5419 de 2015, a qual estabelece os procedimentos necessários para o projeto, instalação e laudos técnicos.
É importante entender – mesmo que minimamente – sobre SPDA, para que não sofra na contratação desse serviço, o qual é de extrema relevância para a edificação, e que se for mal executado pode, inclusive, colocar o seu condomínio em risco.
A eficácia de qualquer SPDA depende da sua instalação, manutenção e ensaios que devem ser realizados de forma programada e por profissionais habilitados.
Laudo de SPDA
As inspeções do SPDA têm como objetivo assegurar que o sistema esteja de acordo com o projeto, além de avaliar se os componentes estão em boas condições. E para maior confiabilidade do sistema e conformação técnica com o corpo de bombeiros do estado, recomenda-se que esse serviço seja realizado anualmente.
Um ponto de atenção: exija que o engenheiro que realizará as inspeções apresente credenciamento no corpo de bombeiros local, e que na descrição da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), tenha a área total construída em m² (metro quadrado).
E após as análises e verificações, o engenheiro deve explicar para a administração do condomínio, se há algum ponto crítico, e se sim, quais são esses pontos, e como deve ser feita a adequação. Tudo isso deve ser de fácil entendimento para todos.
Verifique também qual norma o responsável técnico está utilizando. A NBR 5419 foi atualizada em 2015, contudo, ainda existem profissionais utilizando versões anteriores. Caso você verifique datas diferentes, solicite para que o profissional atualize o laudo técnico.
Outro ponto importante, as inspeções e medições no SPDA não podem ser realizadas em dias de chuva, ou na ameaça de tempestades. Não permita que esse trabalho seja realizado nessa condição climática.
Espero ter contribuído para seu melhor entendimento sobre o que de fato é o SPDA e qual a rotina de manutenção a ser adotada. Lembre-se o SPDA é integrante ao sistema de combate a incêndio, então cuide muito bem do seu.