Costumo sempre fazer uma analogia entre elevador e carro, em ambos precisamos ter as manutenções preventivas em dia para que funcionem adequadamente. E quando essas atividades são negligenciadas, os riscos, problemas e/ou reparos aumentam exponencialmente.
E por quê não fazemos as manutenções preventivas corretas nos elevadores?
É comum encontrar no dia a dia, gestores que acreditam ser “muito caro” ter um contrato de manutenção preventiva com uma empresa de elevadores, e dizem que já calcularam os custos e acham “mais barato” consertar apenas quando quebram.
Será que essa é mesmo a melhor atitude? Ao abrir mão da preventiva (a qual é a mais barata de todas) quais são os outros aspectos que também são afetados?
Pois bem, saiba que os maiores gastos em elevadores não são as manutenções preventivas, são os custos relacionados à manutenção corretiva. Exatamente, esperar quebrar para consertar, sai muito mais caro do que ter uma manutenção preventiva assertiva na sua edificação.
Poderíamos ficar o artigo inteiro listando todos os itens que são mais caros consertar do que manter, no final do mês a conta não fecha. Isso sem levar em consideração os riscos envolvidos e as probabilidades de acidentes inerentes à falta de manutenção.
Andar em um elevador que não passa por manutenção preventiva, é o mesmo que voar em avião que só passa por manutenção quando quebra. Você voaria em um avião que não recebe manutenção preventiva?
Acredito que a resposta foi não.
Então, vamos mudar a chave e olhar o elevador como ele merece, como um ativo fundamental para o prédio e que pode ser um grande aliado ou como uma grande dor de cabeça. Tudo vai depender de como você vai cuidar dele.
Aqui na revista eu já publiquei um material com algumas dicas para te ajudar a entender melhor sobre o seu elevador, sobre os serviços que estão sendo realizados nele, para que acompanhe de perto todas as manutenções.
Se você deseja reduzir os gastos e começar a economizar nas finanças do condomínio, o primeiro passo é entender que manutenção preventiva não é caro. Caro é não ter manutenção preventiva.
Espero que tenha gostado, e nos vemos na próxima edição.
Mensalmente publicarei dicas e curiosidades sobre elevadores. Se quiser aprender mais, fique atento e não esqueça de se inscrever para receber mensalmente a revista diretamente em seu e-mail.