Assim como na grande saga que inspira nossos artigos, está na hora de dizer que o “Império contra-ataca”. Sim, nós estamos de volta. Vamos tratar de assuntos que vão te ajudar a ter maior desempenho e maior facilidade em desenvolver habilidades comportamentais.
Vamos abordar temas simples, aplicados ao desenvolvimento educacional e carreira, sempre baseados na ciência! Mais especificamente a Neurociência.
Vamos iniciar com um questionamento simples: Você dorme bem?
Parece uma pergunta trivial, mas não se engane, sua carreira depende dela (mais do que você pode imaginar).
Com certeza você já escutou a seguinte frase: “Trabalhe (estude) enquanto eles dormem”.
O esforço com certeza trás recompensas significativas, não apenas no campo financeiro ou em cargos e reconhecimento, mas na própria satisfação do saber; entretanto, uma vida desbalanceada não traz qualquer benefício.
Lembre-se: ESFORÇO É DIFERENTE DE SOFRIMENTO.
Há milhares de estudos que abordam o sono, suas fases, sua importância e seu impacto na vida cotidiana. Vamos abordar o quanto ele impacta no SEU DESEMPENHO.
Você pode estar fazendo o seu melhor, acorda cedo, come adequadamente, enfrenta o transporte público ou trânsito caóticos, trabalha arduamente, estuda, faz atividade física, lê e dorme. Não é de se admirar que pessoas normais tenham grandes dificuldades de realizar todas essas tarefas em apenas 24 horas, levando em conta todos os desafios de um dia simples. Ainda assim, é possível que mesmo fazendo tudo isso você sinta que não está no “seu melhor”, parece que há algo a mais à alcançar, porém você não sabe qual o próximo passo a ser dado; a resposta pode ser mais simples do que você imagina, talvez você “só” precise dormir melhor.
Se você me convidasse para uma conversa e me perguntasse no que deveria investir, acredite, eu diria que seu primeiro e melhor investimento deveriam ser uma excelente cama e excelentes travesseiros. Você vai passar boa parte da sua vida sobre eles, é justo que valorizemos essa parte tanto quanto valorizamos bons sapatos, comidas e companhias. VALORIZE SUA CAMA!!!
Em um estudo publicado em 2021 na renomada revista “Science” intitulado: “The interconnected causes and consequences of sleep in the brain”, uma revisão do que acontece em nosso cérebro é apresentada de forma simples e esclarecedora.
Dormir adequadamente é uma conquista, exige esforço e é uma consequência do que se faz no dia (rotina diária).
Seu sono é um reflexo da sua mente, que é um reflexo das suas escolhas e suas escolhas são um reflexo do seu ambiente. Se você dorme mal, provavelmente as pessoas com que você se relaciona, dormem mal e o que vocês fazem potencializa isso.
O sono é essencial para a função cerebral em um conjunto surpreendentemente diversificado de maneiras. A curto prazo, a falta de sono prejudica a memória e a atenção, então não se surpreenda se ao não dormir adequadamente por QUALQUER MOTIVO você não consiga render o que precisa render nos próximos dias. Acidentes de trabalho e trânsito são muitas vezes causados por pessoas que não dormiram adequadamente e estão com sua capacidade cognitiva afetada.
Você já acordou um dia e percebeu que não havia nenhum motivo, mas você se sentia mais irritado, mais ansioso ou principalmente mais “sensível” emocionalmente? Essa é uma característica comum em quem dorme mal. Dormir mal reduz a nossa capacidade de tomar decisões racionais (córtex pré-frontal) e afeta diretamente a circuitaria atencional e todo o mecanismo de regulação emocional.
Quando dormimos bem, somos mais racionais e controlamos de forma mais adequada os impulsos. Quer evitar DR´s desnecessárias no seu relacionamento? Durma. Quer trabalhar melhor? Durma. Quer estudar e aprender mais? Durma. Quer ter mais resultados no seu esporte? Durma.
No geral o melhor sono é quando acordamos sem despertador e normalmente após um sonho; se programe para dormir e acordar todos os dias (incluindo finais de semana e feriados) no mesmo horário, isso por si só trata benefícios como:
– Melhora do humor,
– Melhor capacidade de controle emocional,
– Maior capacidade cognitiva,
– Maior facilidade de absorção de conteúdo e consequente aprendizado,
– Melhora no controle de doenças crônicas,
– Aumento da imunidade,
– Melhora na Libido,
– Melhor absorção de vitaminas pelo organismo,
– Maior facilidade para perda de peso.
Dormir bem é um dos principais mecanismos (ambiente neuroquímico) no qual a neuroplasticidade acontece. As experiências que vivemos e as coisas que aprendemos são consolidadas no cérebro durante o sono.
Durante o dia desenvolvemos diversas habilidades comportamentais e emocionais, não dormir adequadamente nos fará não às consolidar no cérebro, em outras palavras, teremos um déficit de aprendizado. A longo prazo dormir mal produz disfunção neurológica ou mesmo a morte.
Finalizando nossa explanação, nosso desempenho ao estudar, trabalhar, treinar e se relacionar com o ambiente está diretamente ligado a qualidade e quantidade de nosso sono.
Quais oportunidades de aprendizado, crescimento e desenvolvimento estamos perdendo simplesmente por não dormir direito? Será que eu me relacionaria melhor com a minha equipe se eu regulasse meu sono? Meu desempenho no trabalho seria melhor? Minhas notas seriam melhores?
Deixe-me dar uma dica, entre virar a noite estudando um dia antes de um teste ou dormir… durma.
O SONO NÃO É NEGOCIÁVEL. Ele é tão essencial para nossa evolução e sobrevivência que somos capazes de desencadear doenças diversas simplesmente por não dormir bem.
Durma, durma e durma. Faça disso uma prioridade tão grande quanto economizar dinheiro. Permita que seu cérebro encontre a melhor versão possível dele mesmo e se permita descobrir o incrível potencial reprimido que você tem.
Arrisco dizer que 70% dos seus problemas vão sumir quando você regular seu sono.
Ao finalizar gostaria de dizer: Que o sono esteja com você!!!