O Departamento de Assistência Técnica como diferencial

Compartilhe esse post

O Departamento de Assistência Técnica como diferencial

A desaceleração do mercado imobiliário no Brasil tem feito com que as construtoras e incorporadoras recorram a diferentes estratégias de marketing para conseguir alcançar a meta de venda.

Porém, algo ainda pouco explorado pela área comercial é o marketing da área de pós-venda da empresa, mais especificamente a assistência técnica. Esse é o setor que vai “cuidar” do cliente e do sonho dele quando o imóvel for entregue.

Primeiramente, é a assistência técnica quem tem a responsabilidade de apresentar o imóvel ao cliente através do Manual do Proprietário, que é o documento que traz as especificações detalhadas do imóvel, os períodos e a forma correta para fazer a manutenção e os prazos de garantia, pois diferentemente do que muitos imaginam, o prazo não é de 5 anos para todos os itens.

Portanto, é o departamento da empresa que mais terá contato com o cliente por um longo período e o que mais terá intimidade, pois são os profissionais da assistência que entrarão na casa do cliente, terão contato com a família, com os funcionários e com a rotina, porque quando são acionados, na maioria das vezes, já há morador na unidade e aí não se trata mais de obra, mas do lar do proprietário.

Com essas atribuições tão importantes e por representar a empresa por um longo período após a entrega do imóvel é que o departamento de assistência técnica merece destaque na hora da venda, porque ninguém quer comprar um bem tão importante e não ter um suporte para entendê-lo e/ou cuidar dele garantindo uma boa e longa vida útil do mesmo.

Assim, os corretores devem enfatizar que a construtora ou incorporadora prestará um atendimento diferenciado de assistência técnica atendendo o Código Civil Brasileiro, o Código do Consumidor a Lei 4591/64 e ajudando o condomínio a seguir as diretrizes estabelecidas pela ABNT NBR 5674.

Para que isso ocorra a construtora ou incorporadora deve ter um departamento de assistência técnica estruturado, com procedimentos adequados a sua realidade e a de seus produtos, com pessoal capacitado tecnicamente e também que seja diferenciado no atendimento ao cliente. Além disso, é importante um software que permita abrir e organizar os chamados de forma eficiente.

As empresas do segmento imobiliário podem ser parecidas em muitos quesitos, tais como projeto, execução, material e prazo, mas para tentar driblar a crise nas vendas podem ter na assistência técnica um diferencial na qualidade do atendimento ao cliente por um longo período, podendo fidelizá-lo para que adquira novos imóveis ou mesmo fazer com que ele faça a propaganda positiva da empresa podendo conquistar novos clientes.

Lilian