O 1º ano de uma caminhada de sucesso

Compartilhe esse post

O 1º ano de uma caminhada de sucesso

Para que a manutenção predial seja bem-sucedida, é preciso uma verdadeira comunidade.

Os gestores de manutenção são os responsáveis pelo plano de manutenção. Precisam planejar, atribuir tarefas, gerenciar a equipe técnica e decidir como reagir quando algum chamado acontece.

Os técnicos de manutenção fazem inspeções regulares, tarefas de manutenção preventiva, e respondem aos chamados (manutenção corretiva). Podem ser multidisciplinares ou especialistas em um tipo de manutenção, como manutenção elétrica, manutenção AVAC-R, canalização etc.

Os zeladores fiscalizam e mantêm o bom funcionamento das áreas comuns do edifício.

Além dos zeladores, as equipes de limpeza e governança são responsáveis por muitos cuidados que mantêm o edifício limpo e agradável.

Toda a “comunidade” compartilha do mesmo objetivo: manter o edifício íntegro e seguro para os seus frequentadores.

Um desafio para os verdadeiros heróis!

Para que um empreendimento funcione bem, são necessários vários tipos de manutenção:

A manutenção de rotina

Engloba as tarefas diárias, semanais e periódicas que mantêm o edifício nas condições ideais para os frequentadores, como a limpeza, a gestão de resíduos ou a gestão de pragas.

Apesar do foco estar neste tipo de ‘soft facility management’, também inclui inspeções visuais ou pequenas reparações (como substituir lâmpadas queimadas), que geralmente está a cargo dos zeladores do edifício.

A manutenção preventiva

Fundamental para todos os edifícios. O segredo para uma manutenção predial eficaz é planejar e encaixar todos os trabalhos no mesmo cronograma.

Felizmente, grande parte do plano de manutenção preventiva é composto por ordens de trabalho que se repetem com uma certa periodicidade, por isso é possível automatizar fluxos de trabalho com a ajuda de um software de gestão de manutenção.

A manutenção corretiva

Essa deve ser evitada ao máximo e utilizada apenas como último recurso. O ideal é que os equipamentos do edifício nunca fiquem fora de serviço.

E, por fim, quando não é mais possível proporcionar o mesmo nível de conforto, chega o momento de realizar obras e reabilitações nos edifícios. Além disso, nos últimos anos, esforços em escala mundial foram concentrados para aumentar a eficiência energética de edifícios mais antigos. Apesar de uma manutenção adequada

contribuir para reduzir o consumo, na maioria dos casos são necessárias obras de remodelação profundas para adequação à novos padrões.

É fácil perceber que a manutenção predial exige um grande conhecimento técnico e a capacidade de gerenciar vários trabalhos ao mesmo tempo.

Os técnicos precisam ter os recursos corretos para executarem o trabalho. E os líderes precisam saber gerenciar, conhecer as normas e os processos e ter um olhar estratégico e atualizado.

Todos precisam estar por dentro do que acontece

Conhecer as tendências do setor, dominar as boas práticas, tirar partido das tecnologias para dar resposta aos desafios de forma competitiva e procurar uma constante atualização dos conhecimentos. Estes são aspectos essenciais para qualquer profissional que pretenda entregar um serviço de excelência.

Felizmente, projetos editoriais como a Revista Manutenção Predial contribuem positivamente na vida de técnicos, gestores, zeladores e todos os que atuam na área.

A publicação é uma fonte de conteúdo valiosa e fez todo o sentido para a Infraspeak estabelecer uma parceria centrada no compartilhamento de experiências, dicas e casos práticos.

“Acreditamos na simplicidade como a melhor maneira de melhorar vidas e o trabalho”

A partir desse lema, desenvolvemos uma plataforma inteligente de manutenção que tem como objetivo facilitar, otimizar e tornar mais tecnológico o trabalho de gestores de manutenção e facility management.

Mas fomos além do desenvolvimento de um software. Criamos um blog e um podcast, lançamos as Talks at Infraspeak com especialistas do setor, estabelecemos sinergias com associações de Facility Management internacionais, palestramos em eventos, promovemos momentos de networking, e, desde janeiro, escrevemos para a Revista Manutenção Predial.

O propósito em mente é um só: “be source of good life”

Neste caso, juntamente com todos os excelentes profissionais que têm compartilhado os seus conhecimentos e experiências na revista, procuramos contribuir para a melhoria contínua do setor e dos seus atuantes.

A Revista Manutenção Predial e o Felipe Lima são referências do setor no Brasil

O conteúdo compartilhado, quer nas edições mensais da publicação, quer no perfil do LinkedIn do Felipe, é tão rico que é praticamente uma mentoria!

Neste primeiro aniversário da publicação, queremos dar os parabéns ao Felipe Lima e à toda a equipe envolvida por serem capazes de inspirar e reconhecer os heróis “invisíveis” que trabalham o tempo todo para garantir espaços seguros e confortáveis.

Parabéns, manutencistas!

Seguimos juntos nessa missão de inspirar todos os profissionais a buscarem novos desafios e aprendizados.