Normas de Manutenção Predial

Compartilhe esse post

Normas de Manutenção Predial

No universo da manutenção predial, existem poucas normas relacionadas.

Especificamente falando do assunto existe apenas uma, que é a NBR-5674. Contudo, há outras normas que podem – e devem – ser utilizadas pelos manutencistas. Vamos lá, saber quais são?

Primeiro vamos fazer uma divisão entre NRs e NBRs.

As NRs (Normas Regulamentadoras) são voltadas para os profissionais, ou seja, são normas que estabelecem procedimentos de segurança para os manutencistas.

Já as NBRs (Normas Brasileiras Regulamentadoras), também chamadas de normas técnicas, são relacionadas aos procedimentos e padrões dos serviços realizados.

Dito isso, vamos à lista:

NRs que os manutencistas precisam ter:

  • NR-06

A NR-06 é a norma que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Nela estão descritos todos os EPIs e suas respectivas aplicações. É imprescindível que os manutencistas tenham esse treinamento.

  • NR-10;

A NR-10 é a norma que estabelece as condições exigíveis para garantir a segurança do profissional envolvido com o trabalho em instalações elétricas, seja, no projeto, execução, reforma, ampliação, operação e manutenção.

Ela se aplica principalmente aos eletricistas da edificação.

  • NR-13

A NR-13 é a norma que tem como objetivo condicionar a inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações, equipamentos comuns nos empreendimentos residenciais.

  • NR-20

A NR-20 estabelece os requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Nos condomínios, normalmente o manutencista entra em contato com o óleo diesel dos geradores (líquido combustível), para abastecer o GMG (Grupo Moto Gerador).

  • NR-33

A NR-33 é uma norma para trabalhos em espaços confinados, que estabelece medidas de prevenção, administrativas, pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências.

Dentro do empreendimento há diversos espaços confinados, que os manutencistas precisam saber quais são os riscos envolvidos e as respectivas medidas de segurança, antes de entrar para realizar algum trabalho.

  • NR-35

A NR-35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

O que para a manutenção predial é crucial, tendo em vista que grande parte dos serviços são realizados com o uso de escadas e andaimes.

Quanto as NBRs que os manutencistas precisam conhecer, são:

  • NBR-5674

Essa é a Norma que apresenta modelos de sistematização das atividades de manutenção a serem realizadas em edificações.

É a norma base para a Manutenção Predial.

  • NBR-14037

A NBR 14037 é a norma que regulariza a forma de como devem ser feitos os manuais de operação, uso e manutenção de uma edificação.

De forma simplificada, é o manual de como criar manuais de manutenção.

E a equipe de manutenção precisa conhecer, para avaliar se o documento existente no empreendimento está de acordo.

  • NBR-15575;

A NBR-15575 é a norma que trata do desempenho das edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis de uma obra para o consumidor, com o objetivo de prezar pelo conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção, segurança estrutural e contra incêndios.

  • NBR-16280;

A NBR-16280 estabelece medidas de controle que devem ser seguidas para obras e reformas realizadas em uma edificação.

Portanto, lista os requisitos a serem seguidos antes, durante e depois de uma reforma, seja na unidade privativa ou na área comum da edificação.

  • NBR-16747

Esta Norma fornece diretrizes, conceitos, terminologias e procedimentos relativos à inspeção predial.

Ela se aplica às edificações de qualquer tipologia, públicas ou privadas, para avaliação global da edificação.

Pois bem, essas são as principais normas que todos os profissionais que atuam na Manutenção Predial precisam conhecer.

Espero que tenha gostado, e que faça bom uso das informações aqui compartilhadas.