Estimado amigo leitor. Já estamos em agosto e parece que o ano novo, que já está quase velho, começa a engatilhar rumo a sua derradeira missão de sobreviver por pelo menos mais alguns meses, que é o tempo que nos resta, para atingirmos as metas que estabelecemos no inicio de 2020, antes da chegada de 2021.
Nossas expectativas, de um primeiro semestre prospero, foram frustradas, contudo agora parece que uma luz começa a cintilar com boas novas.
– Mas, Claudinei ! O que tudo isto tem a ver com a motivação?
– Simplesmente tudo, pois manter-se motivado é a palavra chave para em 5 meses atingir as metas estabelecidas para 12 meses. Mas como fazer isto ?
Antes de tudo deixe-me explicar que a motivação é um processo intrínseco a cada pessoa, e assim sendo, ninguém motiva ninguém, a não ser o próprio individuo. Também os fatores motivacionais diferem de pessoa para pessoa, ou seja, nem sempre o que motiva um, motiva o outro. Exemplificando melhor, há pessoas que se motivam profissionalmente com o seu salário, enquanto outros pela realização de seu trabalho.
Por que esta diferença? Porque cada um de nós possui uma leitura do universo, a maneira como processamos as informações, que por sua vez formam a nossa representação interna e determinam o nosso comportamento. Esta leitura é chamada de metaprogramas que são formados pelo nosso modelo de mundo e sistema de crenças e valores.
Na realidade eles são a chave que determinam os fatores motivadores de cada um, e existe quase uma dezena deles, entre os quais podemos citar: buscar prazer ou evitar dor; movido pelo interior ou exterior; ver a vida por semelhança ou diferença; associadores vs desassociadores; possibilidade vs necessidade entre outros.
Se você pensar em dar subsídios para que alguém se auto motive, não tente fazê-lo sem antes saber qual a estrutura de seu metaprograma, porque o tiro pode sair pela culatra.
Sei que apenas despertei a curiosidade de muitos leitores, mas nosso espaço não permite dissertarmos mais sobre este fascinante tema, assim para aqueles que desejam um pouco mais de informação, recomendo o livro O PODER SEM LIMITES de um de meus mestres Anthony Robbins.
Vamos descobrir os nossos metaprogramas e nos motivarmos para a busca constante de nossas vitórias, lembrando sempre que tanto a vitória como a derrota, também estão associadas às nossas estratégias mentais.
Tenho certeza que neste momento você leitor deve estar com a revista aberta e degustando sua leitura, correto? Então prepare-se porque nossa pauta editorial deste mês está riquíssima de informações que irão ao encontro de seus metaprogramas, e no mínimo irá despertar a sua motivação, para melhorar a sua qualidade de vida, que, afinal, é a proposta desta revista.
Abraços e um ano “que se inicia” super motivado.