MOMENTOS DE INCERTEZAS

Compartilhe esse post

MOMENTOS DE INCERTEZAS

Já adentramos o mês de setembro e lá se vai um ano e meio de pandemia, que agora, finalmente graças à vacinação, parece que já estamos enxergando uma luz no fundo do túnel.

Mas, será que nenhuma surpresa vem por aí? Parece que nossas certezas foram todas por água abaixo e já não conseguimos acreditar em nada. Concorda, meu amigo leitor? Bom! É sobre isto que quero falar com você hoje. As Incertezas.

Dia destes, um vídeo da dra. Sofia Bauer – renomada terapeuta da Psicologia Positiva – chamou minha atenção, pois o tema que ela abordava era exatamente o mesmo sobre o qual refletia e tinha em mente explorá-lo neste artigo.

Ao longo deste período de confinamento cansamos de ouvir a expressão ‘novo normal’ e, por motivos óbvios, acho que não devemos mais explicações, pois está claro que nada voltará a ser como antes.

– Claudinei, eu entendi isto, mas o problema é que não sei o que vou fazer!
– Bem-vindo ao clube, meu amigo, pois a sua dúvida, além de pertinente e que está atingindo a grande parte da população do mundo, se chama incerteza. Deixa te explicar melhor.

Acontece que estamos acostumados à nossa zona de conforto, na qual temos o controle de tudo e, de repente, nos encontramos perdidos.

Temos medo de sair de casa, de perder o emprego, de não ter mantimentos no supermercado e por aí afora. Em paralelo a ansiedade explode, e a consequência é que podemos acabar somatizando, e o novo normal ser desastroso. Então, o que fazer?

As incertezas estão aí para nos fazer pensar se realmente temos o controle de tudo. É um processo de aceitação. Primeiramente aceitar os ‘nãos’ que este momento nos traz, tais como, não ter o dinheiro para aquilo que queríamos neste momento; o não de um patrão, o não para um novo emprego.

Enfim, aceitar o não para situações difíceis que poderemos enfrentar mas, principalmente, entender que estas incertezas estão abrindo os nossos olhos para oportunidades de fazer as coisas de forma diferente.

Dentro do novo normal estamos vivendo um dia de cada vez e cada dia com mais incertezas, tornando-se muito difícil ter o controle de alguma coisa.

Então temos que ir por dia, controlando o que for possível e aceitando as dificuldades do momento. Aceitar a nossa falta de controle é a palavra chave para acalmar a nossa ansiedade e desenvolver a sua flexibilidade ou criatividade. Lembre-se que para alguém emagrecer primeiro tem que se aceitar como gordo.

A própria história mostra que é nos momentos de crises que surgem as maiores oportunidades e que é neste momento que você tem que ousar e ser diferente. Descobrir suas habilidades adormecidas pela zona de conforto e se reinventar. São novos tempos e o novo normal requer que você dirija olhando para a frente e não pelo retrovisor e, principalmente, aprender a improvisar.

Vale lembrar também, que embora com controvérsias, a palavra crise em chinês é um ideograma formado pela junção de dois outros e assim possuem o duplo sentido de perigo + oportunidade. Ou seja, CRISE = CRIE$

A prática de Yoga e meditação poderão ajudar muito a tirar partido neste momento de incertezas; contudo, aqui vai uma dica para aquele momento desesperador e que a ansiedade vai a mil: pare tudo o que estiver fazendo e concentre-se na sua respiração e respire soltando o ar no dobro do tempo que foi inalado. (Ex. inspire contando 4 e expire contando 8). Faça isto por alguns minutos e sinta a diferença.