Manutenções elétricas necessárias

Compartilhe esse post

Manutenções elétricas necessárias

Você já parou para pensar o quanto as instalações elétricas são fundamentais no nosso cotidiano? Sem elas, os principais aparelhos modernos não seriam capazes de funcionar e nos proporcionar diversas facilidades e prazeres, como ouvir música, assistir vídeos, interagir pela internet, e assim sucessivamente.

Agora eu te pergunto: – Como estão as suas instalações elétricas? Quando foi a última vez que houve uma manutenção preventiva no quadro de medição, ou na entrada de energia do seu empreendimento?

Pois bem, saiba que a falta de manutenção pode trazer sérios problemas como quedas de energia, oscilação na rede, acidentes e até mesmo incêndios.

Caso você seja um usuário da edificação, tome nota dessas dicas e pergunte ao gestor do seu empreendimento como estão as manutenções elétricas da edificação. Ou, se você é o gestor predial, então se prepare que separei uma lista bem completa dos principais assuntos relacionados à manutenção elétrica predial para que coloque em prática e adicione no seu Plano de Manutenção.

Estrutura Elétrica Predial

Os empreendimentos possuem estruturas elétricas que variam conforme o seu porte (quanto maior o prédio, mais equipamentos ele tem) e ao tipo de alimentação (Média Tensão e Baixa Tensão). De maneira resumida, os prédios alimentados por média tensão têm alguns equipamentos a mais, do que os prédios alimentados em baixa tensão.

Isso se dá, devido ao fato de que a maioria dos equipamentos que utilizamos no dia a dia são alimentados por Baixa Tensão (110V / 220V). Sendo assim, quando a energia entra em Média, ela precisa ser rebaixada para Baixa Tensão, e para que isso ocorra, são necessários alguns componentes a mais.

Veja só como são os encaminhamentos da energia elétrica nos dois casos MT (Média Tensão) e BT (Baixa Tensão):

Prédios alimentados por média tensão

Entrada de Energia da Concessionária (MT) > Cabine Primária > Transformadores > QGBT (Quadro Geral de Baixa Tensão) > Quadro Elétrico > Carga

Prédios alimentados por baixa tensão

Entrada de Energia da Concessionária (BT) > QGBT (Quadro Geral de Baixa Tensão) > Quadro Elétrico > Carga

Como pode ver, o sistema é mais “curto” nos prédios alimentados por Baixa Tensão, a energia entra direto no QGBT, não há cabine primária e nem transformadores.

Além destes equipamentos, listados no encaminhamento elétrico, há outros componentes elétricos nas edificações, como por exemplo, o SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas), e os Geradores de Energia, ambos fazem parte do sistema elétrico.

Vale lembrar que todos esses equipamentos precisam passar por manutenção elétrica preventiva.

O que é Manutenção Elétrica preventiva?

De maneira resumida, a manutenção elétrica preventiva é a junção de técnicas e procedimentos que visam manter as instalações elétricas sempre nas melhores condições, assegurando a saúde, segurança e conforto dos usuários.

Nela, os profissionais em eletricidade avaliam diversos fatores e componentes das instalações, sempre com o intuito de perceber qualquer falha no funcionamento.

A manutenção elétrica preventiva também está longe de ser uma prática opcional, uma vez que existem normas técnicas que tornam o serviço obrigatório, como no caso da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Essa Norma estabelece as condições que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

Manutenção preventiva – Periodicidade

Com relação a periodicidade das manutenções elétricas, no item 8.1 da norma NBR 5410, diz que “a periodicidade da manutenção deve ser adequada a cada tipo de instalação. Por exemplo, essa periodicidade deve ser tanto menor quanto maior a complexidade da instalação (quantidade e diversidade de equipamentos), sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que está sujeita”.

Embora a norma não estabeleça um tempo padrão fixo para as ações de manutenção, fica a critério do Responsável Técnico a adoção dos procedimentos e periodicidades, baseado na necessidade da edificação e boas práticas de engenharia, as quais serão listadas, para que você tenha uma base para quando for realizar o seu Plano de Manutenção e organizar as manutenções preventivas elétricas do seu empreendimento.

  • Diariamente

Ronda nas áreas técnicas para verificar se há alguma anomalia;

Inspeção nos principais quadros elétricos;

Verificação das grandezas elétricas de alimentação do empreendimento (tensão, corrente e frequência).

  • Quinzenalmente

Teste sem carga nos geradores, por cerca de 15 minutos para verificar o funcionamento;

  • Mensalmente

Manutenção Preventivas nos quadros elétricos (limpeza, reaperto, teste e medição);

Verificação das antenas e captores do SPDA;

Teste com carga nos Geradores;

Manutenção preventiva nos Geradores de Energia;

  • Anualmente

Manutenção Preventiva no QGBT (limpeza e reaperto);

Manutenção Preventiva no Quadro de Medição (limpeza e reaperto);

Medição Ôhmica e inspeção no SPDA

Todos esses serviços (exceto a medição ôhmica e inspeção no SPDA – que pode ser feito a qualquer momento) devem ser realizados na Parada Anual de Manutenção Elétrica (PAME), que é um momento único no empreendimento, o qual deve ser planejado com antecedência.

O objetivo da PAME é proporcionar a situação adequada para a execução de manutenção preventiva elétrica em alguns equipamentos, que só podem ser parados uma vez por ano, como no caso do QGBT e dos quadros de medição.

Diferentemente de um quadro elétrico pequeno (carga) que pode ser desligado todos os meses para manutenção preventiva, esses quadros de grande proporção, se desligados, deixam uma grande área desenergizada, o que fatalmente afetará no funcionamento da edificação. Então, são programadas as PAME’s para que os mesmos passem por manutenções preventivas elétricas.

Agora que tem todas essas informações, eu te pergunto novamente: – quando foi a última vez que seu prédio passou por uma manutenção preventiva elétrica? Quando foi a última vez que os quadros elétricos foram limpos e os terminais foram reapertados?

Como diz o velho ditado “é melhor prevenir do que remediar”

Tome nota de todos esses serviços e vá em busca da informação sobre o seu empreendimento.

E caso não saiba quando foram as últimas manutenções, te aconselho fortemente que as realize o quanto antes, isso vai evitar grandes problemas futuros.

Espero que tenha gostado, e que faça bom proveito de todas as informações aqui compartilhadas.