Manutenção Hidráulica: Algumas dicas para não entrar pelo cano

Compartilhe esse post

Manutenção Hidráulica: Algumas dicas para não entrar pelo cano

Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o ditado. E quando o assunto é hidráulica predial, este tipo de manutenção é fundamental para o bom funcionamento de toda a rede.

Através da manutenção é possível identificar áreas que estejam com problemas e desperdiçando água. Está é uma economia que faz muita diferença, tanto para o meio ambiente quanto para o bolso dos condôminos e da administração do prédio.

É sempre bom lembrar que a manutenção preventiva é sempre mais barata que a manutenção corretiva, sem contar que quando algo dá problema, dificilmente não há efeitos colaterais, principalmente quando estamos falando do encanamento de um prédio.

Posto isso, e sabendo da importância desse tipo de manutenção. É preciso fazer alguns alertas para que sua operação predial não vá por água abaixo.

Não improvise nas conexões

Utilize sempre as conexões apropriadas para cada situação, sempre. Não deixe que o encanador fixe tubos ou faça dobras nos canos aplicando fogo para derreter o material. De todos os problemas que ocorrem com as tubulações, esse é um dos mais recorrentes.

Não faça ligações entre materiais e/ou marcas diferentes

Há redes hidráulicas de diversos materiais (cobre, PVC, PPR) e marcas, cada um com uma aplicação. Mas tem “profissional” que insiste em misturar os materiais ou marcas. O resultado é previsível, vai dar ruim.

Faça a limpeza das caixas d’água

Além de obrigatório, a limpeza das caixas e reservatórios de água potável são fundamentais para garantir a saúde dos usuários da edificação. Isso porque a caixa d’água pode acumula muita sujeira com o passar do tempo. Essa sujeira desce para as torneiras e chuveiros das unidades.  E além do fator saúde, essa sujeira com o tempo também pode entupir as tubulações, e não será nada barato para corrigir.

Faça a manutenção nas Válvulas Redutoras de Pressão (VPR)

As VRPs, como o próprio nome diz, têm a finalidade e regular a pressão d’água nos pontos de consumo. Sem a devida manutenção o sistema fica desregulado, e é possível que a pressão da água cause rupturas nos encanamentos, trazendo muitos transtornos e problemas ao condomínio.

Verifique as bóias dos reservatórios

A boia da caixa d’água é a responsável por controlar até onde vai chegar o nível de água. Com o passar do tempo essas bóias podem sofrer alterações, fazendo com que mais água seja despejada dentro do reservatório, e toda essa água excedente será despejada pelo ladrão. Ou seja, desperdício de dinheiro e recurso hídrico.

E por último, mas não menos importante.

Fuja dos curiosos. Contrate empresas ou profissionais competentes

Como visto na tirinha do zé faísca

As vezes o barato sai caro

E o mercado está cheio de profissionais assim. Tenha cuidado ao contratar, procure por empresas ou profissionais experientes.

E boas Manutenções Prediais para ti.