Manutenção do ar-condicionado: o que você precisa saber

Compartilhe esse post

Manutenção do ar-condicionado: o que você precisa saber

Não é novidade para ninguém que com as altas temperaturas, o uso do ar condicionado aumenta consideravelmente, por isso, e é importante fazer a manutenção dos aparelhos de ar condicionado.

Por mais que pareçam ser equipamentos fortes – e de fato são – saiba que os aparelhos de ar condicionado precisam de cuidados especiais, é fundamental que passem por manutenção preventiva periódica para garantir o funcionamento da máquina, e a saúde dos usuários.

Mais do que escolher um bom aparelho de ar-condicionado, é importante também contar com uma instalação adequada e com manutenções periódicas.

Por que fazer manutenção preventiva periódica?

Pois bem, a instalação profissional garante que seu aparelho de ar-condicionado funcione corretamente, economize energia e tenha diversos outros benefícios. Contudo, para que ele sempre se mantenha em bom estado de conservação é preciso que seja mantido da forma correta, e é aí que entra a manutenção.

Com o passar do tempo, o filtro do ar-condicionado vai acumulando poeiras, fungos, bactérias e outros microorganismos, que podem prejudicar a qualidade do ar em um ambiente. Por isso, é importante realizar a limpeza com frequência para garantir o bom funcionamento do ar-condicionado e a qualidade do ar em sua casa.

E no quesito funcional, se ele não tiver uma boa manutenção preventiva vai ter a vida útil reduzida.

E isso nos leva agora para um segundo ponto. Legal, entendida a importância da Manutenção nos aparelhos de ar condicionado. Porém, quem eu contrato para realizar esse serviço?

Como escolher uma empresa ou profissional para realizar a manutenção do ar-condicionado

Agora que você já sabe a importância de realizar um serviço correto, é hora de encontrar um técnico qualificado para lhe atender. E aqui nesse ponto ocorrem muitos problemas, como visto na história do Zé Faísca, as vezes o barato sai caro, então tenha muito cuidado com quem você contrata.

E aqui vão algumas dicas na hora de escolher um parceiro para cuidar do seu aparelho. São elas:

  • Entre em contato com a fabricante do seu ar-condicionado e solicite uma lista dos técnicos com os conhecimentos específicos do produto que você adquiriu;
  • Verifique a experiência da empresa ou do profissional no seu modelo: existem diferentes modelos de ar condicionado, e você vai querer alguém que entenda as especificidades de funcionamento do seu aparelho;
  • Veja o tempo de mercado da empresa e do profissional. Esse é um bom indicativo, mas não é o único. Quanto mais experiência no mercado o fornecedor tiver, melhor. Contudo existem boas empresas com pouco tempo de mercado que realizam um bom trabalho, então saiba ponderar;
  • Procure por indicações e referências. Pergunte para amigos de profissão, parceiros, isso porque indicações são a melhor forma de garantir que você está contratando um bom profissional para cuidar do seu ar-condicionado.

Depois de feito todo esse trabalho, a probabilidade de conseguir uma boa empresa é muito grande.

Não vacile com esse item, ele parece se inofensivo, mas pode trazer grandes consequências. Boas Manutenções prediais para ti.