Mantenha as emoções negativas sob controle.

Compartilhe esse post

Mantenha as emoções negativas sob controle.

Como diria nosso amado mestre Yoda

Medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.

É comum experimentar uma série de emoções na esteira de uma demissão eminente – você pode passar por toda as sensações de negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. É compreensível sentir e expressar tudo isso – em particular. Mas publicamente, é especialmente importante se proteger contra demonstrações de raiva, que podem, se não for em conformidade, prejudicar sua reputação profissional a longo prazo. Todos sabemos que disparar um e-mail irado ou um post de mídia social não é útil (embora esse conhecimento não impeça que alguns façam).

Mas também é importante conter a necessidade de compartilhar suas queixas com os colegas, sejam eles demitidos, também, ou se permanecerem na organização. Inicialmente, é bom ter conforto e apoio. Mas reclamar não só reforça uma espiral inútil de pensamento negativo. Também aumenta a probabilidade de que outros, incluindo aqueles que não o conhecem pessoalmente, ouçam falar de você pela primeira vez no contexto de suas reclamações.

Na outra extremidade do espectro, você também vai querer evitar a agressividade passiva e silenciosa. Um executivo sênior que conheci recentemente reagiu mal à sua demissão, desaparecendo sem deixar rastros. Ele não agradeceu sua equipe, e deixou colegas para pegar projetos e relacionamentos com clientes sem uma passagem de bastão adequada. Agora, é a única coisa que as pessoas falam quando se referem a ele, aparentemente esquecendo suas conquistas consideráveis durante um período de 10 anos. Em vez disso, na companhia de seus colegas, tente focar nos elementos positivos do seu tempo na empresa e em seus planos seguindo em frente.

Identifique as pessoas em sua rede profissional que você deseja contatar pessoalmente.

Esses devem ser seus contatos mais importantes, como mentores, ex-chefes, amigos, clientes ou fornecedores, qualquer um com quem você tenha um vínculo próximo. Expresse sua apreciação pelas experiências que vocês desfrutaram juntos, e pelo apoio que eles lhe deram – e se eles também foram demitidos recentemente, você pode se oferecer para fazer apresentações ou dar um ouvido simpático, conforme apropriado.

Compartilhar suas notícias pessoalmente, seja por e-mail ou telefone, demonstra a eles o quanto você valoriza o relacionamento, e eles muitas vezes retribuirão compartilhando suas ideias e conselhos sobre o que você pode fazer a seguir. Plenamente conscientes de seus talentos, se eles ainda têm um emprego e estão em posição de contratar, eles podem até mesmo ver isso como uma oportunidade de “escolher você” agora que você está no mercado. Como diria o Mestre Qui-Gon Jinn – seu foco determina a sua realidade.

Lembre-se que a inteligência emocional e a maturidade em um momento de adversidade demonstram muito sobre você. É capaz de que em um momento como esse tendo as atitudes corretas as portas não apenas se abram, mas se escancarem para você.

Até a próxima! “Que a força esteja com você”!

                                                                                                    Philippe D. Beltrani – O Jovem Padauan