É comum encontrar pessoas que confundem alimentos diet, light e zero. A maioria generaliza essas denominações e acha que são todos produtos “para emagrecer”
Calma lá, não é bem assim!
Essas variações são bem específicas e foram criadas especialmente para pessoas que possuem restrições a determinados ingredientes. É importante saber a diferença de cada uma delas para não acabar ingerindo um alimento X com especificidade diferente da que precisa.
Então vamos lá.
Light
Sempre que ver essa nomenclatura, Light, saiba que se trata de um alimento com diminuição no teor de algum nutriente, normalmente são reduzidos os terrores de açúcar, gordura, sódio.
Diet
Esses aqui são os produtos com isenção de algum nutriente específico (açúcar, carboidrato, gordura, sódio ou outro), o mais comum é o açúcar, mas, pode ser outro nutriente.
Leia atentamente sobre o produto, isso porque geralmente existe uma compensação de outros componentes, como por exemplo, excesso de adoçantes e/ou gorduras.
Zero
Assim como o Diet, os produtos zero são alimentos com isenção no teor de algum nutriente. Essa descrição normalmente está associada a bebidas de baixíssima caloria, como refrigerantes e sucos.
Muita informação? Calma, fique tranquilo. O seu nutricionista poderá orientar sobre como você pode consumir os alimentos, de que forma e em quais momentos.
Alguns pontos de atenção:
1 – Nem sempre um produto light não possui açúcar. Lembrando que a característica dele é ter redução de pelo menos 25% de algum nutriente/calorias.
2 – Nem todo alimento diet é bom para quem tem diabetes. Primeiro porque nem todo alimento diet é sem açúcar.
3 – Quando você ler que um produto “não possui açúcar adicionado”, não quer dizer que ele não tem açúcar. É possível que tenha açúcar em algum componente da fórmula, como por exemplo, em frutas (que possuem frutose).
Apesar dos alimentos light, diet ou zero terem benefícios, eles ainda são alimentos industrializados modificados. Portanto, devem ser ingeridos com cautela. Nunca pense que esses alimentos são opções melhores que os alimentos naturais.
Cuidado ao tomar a decisão em substituir produtos tradicionais por versões diet, light ou zero, procure um profissional para lhe orientar como fazer isso de forma segura.