Lei paulistana prevê Carregamento de Veículos Elétricos para novos Empreendimentos

Compartilhe esse post

Lei paulistana prevê Carregamento de Veículos Elétricos para novos Empreendimentos

A lei municipal Nº 17.336 dispõe sobre a obrigatoriedade da previsão de solução para carregamento de veículos elétricos em edifícios (condomínios) residenciais e comerciais, no Município de São Paulo.

A lei vigora desde 31/03/2020, e ainda hoje, muitos empreendimentos não contam com essa previsão, e em 2023 haverá uma tendência maior de fiscalização sobre o assunto por parte das autoridades, uma vez que, o comércio de veículos elétricos segue em crescente nos últimos anos.

Em 2021, as vendas dobraram em relação a 2020, alcançando o recorde de 6,6 milhões de veículos elétricos vendidos no mundo todo. Um estudo da consultora AlixPartners estima que a participação dos elétricos nas vendas pode chegar a 33% em todo o mundo até 2028 e a 54% até 2035.

Montadoras e fornecedores planejam investimentos de pelo menos US$ 526 bilhões em veículos elétricos e baterias até 2026.

A lei do município de São Paulo já sinaliza tendência legislativa às grandes metrópoles do país, onde a conscientização sobre energia verde está cada vez mais tomando força.

Atualmente, no mercado brasileiro, existem algumas categorias de carregadores, as mais populares são os Portáteis, linha Home, linha Business e linha City.

  • Os carregadores veiculares portáteis fazem recargas emergenciais de até 3 kW e pode ser guardado no porta-malas do carro. O modelo pode ser plugado em tomadas comuns (padrão brasileiro) e o plug de saída do carregador é tipo 2 (padrão europeu), compatível com as principais marcas de veículos elétricos disponíveis no mercado.
  • As estações de Recarga Home, para soluções residenciais, podem ser usadas em garagens, ou, ainda, instaladas em estacionamentos residenciais. Esses  modelos permitem recarga através de um cartão RFID ou modo plug and play.
  • As estações de Recarga City ou Business, já oferecem gestão completa, com funcionalidades como tarifação, divisão de custos de energia e localização da estação. Essas estações são indicadas para negócios, estacionamentos públicos, privados ou para frotas. Com o carregador Business você pode fazer a recarga pelo aplicativo ou através do cartão RFID.

Lembre-se, é sempre importante, em qualquer projeto, principalmente onde envolve instalação técnica, buscar empresas especializadas e certificadas nos produtos.

Uma mão de obra qualificada, previne grandes transtornos lá na frente!

Bons negócios!

Fabio Cometti