Há muitos empreendimentos que foram construídos com apenas um medidor de água, também chamado de hidrômetro geral de entrada. Dessa forma, o consumo no final do mês é rateado para todos os moradores. Afinal de contas, não tem como saber exatamente quanto de água cada apartamento consumiu.
Mas, será que essa forma de medição e fatura, é correta? Será que todas as unidades consumiram exatamente o mesmo valor de água? Um apartamento com apenas 1 morador, consome a mesma quantidade de água que uma família com 5 pessoas?
Com toda certeza não.
E é justamente aqui, que entram as individualizações de água. Uma atividade simples, que visa corrigir esse fator e fazer com que cada morador pague exatamente pelo que consumiu.
Os benefícios da Individualização
Não há dúvida de que esse sistema é o mais justo quando comparado com o método de rateio, e não é somente isso.
Quando implantado um sistema de individualização de água no condomínio, há uma série de outros benefícios que o acompanham, como por exemplo:
- Uso racional da água – As pessoas vão gastar menos, porque saberão exatamente quanto estão consumindo. Não haverá desperdícios;
- Cobrança justa do consumo – De todos os pontos, esse é o mais claro de todos, cada apartamento vai pagar somente o que consumir;
- Detecção de vazamentos facilitada – Em uma rede individualizada, a detecção de vazamentos é muito mais simples;
- Valorização da unidade – Se você pudesse optar pela compra de dois apartamentos idênticos, porém, em um, a água é individualizada e no outro é coletiva, qual você compraria?
Pois bem, não há dúvidas que esse é o melhor método de medição.
Todos os consumíveis no apartamento são individualizados. O telefone é individual, cada um paga o seu; a energia elétrica é individual; gás. Então por quê a conta de água deve coletiva?
Lei de individualização
Em 2016, o então presidente Michel Temer sancionou a lei de número 13.312 tornando obrigatório que, a partir de 2021, todos os condomínios novos brasileiros sejam entregues prontos para a medição individual da água.
É um grande avanço para o setor. Contudo, essa lei foi mal interpretada, e há algumas pessoas que acreditam que os condomínios serão entregues individualizados, mas não é bem assim. Os apartamentos estarão prontos para serem individualizados.
O que isso quer dizer?
Que a infraestrutura hidráulica estará pronta, contudo, será preciso instalar os medidores e ter uma empresa para fazer a gestão da água dos apartamentos.
Então, mesmo nos prédios novos, haverá a necessidade de individualização na grande maioria deles.
E aqui tenho mais um alerta.
Cuidado quando for contratar a empresa
Esse é um item que está sempre em alta, aqui nas pautas desta Revista: A escolha e contratação de empresas e/ou profissionais.
Muito cuidado, tenha um processo criterioso, escolha boas empresas, isso vai evitar grandes dores de cabeça. Não se baseie apenas no preço do serviço. Concordo que é um fator importante, mas não se esqueça de avaliar a competência técnica da empresa.
Acredito que você já deve ter visto o vídeo no qual uma síndica entra no barrilete para procurar a tubulação de um apartamento que está com vazamento, e ao olhar para a rede hidráulica, se depara com um amontoado de tubos retorcidos.
Então, com toda certeza a empresa contratada não tinha capacidade para realizar aquele serviço. E com toda certeza era a empresa mais barateira da concorrência, e por conta disso ganhou o serviço e fez o que fez.
Esse serviço tem um investimento considerável, então é crucial que você gestor predial, síndico, administrador de condomínio, tenha atenção redobrada
Busque informações sobre a empresa, procure indicações, entre no site, pesquise, pergunte para amigos. Faça de tudo para fugir do famoso “Zé Faísca”
Boas manutenções prediais para ti.