Indicadores de manutenção predial, do campo aos números.

Compartilhe esse post

Indicadores de manutenção predial, do campo aos números.

A área de Facilities contempla diversas disciplinas, que tem como objetivo otimizar recursos e esforços para facilitar ações dentro de uma organização, esta por sua vez é uma área multifacetada, e uma das atividades relacionadas aos Facilities é a Gestão de Manutenção. A qual tem como uma das premissas manter o ciclo de vida do empreendimento, bem como zelar pela saúde, segurança e conforto dos usuários.             E em meio à todas essas atividades, para garantir a eficiência da gestão, uma das ferramentas utilizadas são os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (sigla em inglês para Key Peformance Indicator) os quais apontam informações importantes, que veremos a seguir.  

Quais os tipos de Indicadores de Manutenção:

Antes de mais nada, caso ainda não tenha essa ferramenta na sua gestão, saiba que para definir os indicadores eles devem ser estabelecidos tendo como base uma fórmula a qual permita observar o seu crescimento através de pontos, horas, datas, valor monetário, ou qualquer outro ponto que seja importante acompanhar. Ou podem ser informações de preenchimento simples colhidas através de rondas – por exemplo – ou de serviços realizados pela equipe interna ou externa do condomínio.

Alguns exemplos de  indicadores para manutenção são:

INCONFORMIDADESNúmero de problemas encontrados na edificação.
ACIDENTES ORIGINADOS NA INSTALAÇÃONúmero de eventos inesperado que causaram danos pessoais, materiais e/ou financeiros.
INDICADOR DE EFICIENCIA ENERGÊTICA% de aproveitamento energético ou % de redução energética.
TEMPO MÉDIO ENTRE AVARIASTempo de um intervalo de manifestações patológica em determinado elemento predial.
TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTOTempo que os prestadores investem em determinada tarefa.
CUSTO DA MANUTENÇÃO MELHORIAValor investido para determinada tarefa.

Além dos Indicadores!!

Para que as informações sejam uteis, os indicadores precisam ser fieis e representar de fato as informações do empreendimento, com isso haverá uma base para nortear a manutenção predial e auxiliar nas tomadas de decisão. Depois de implantados você conseguirá avaliar com mais clareza.

  • PORQUE DE TANTOS VAZAMENTOS NO BANHEIRO.
  • QUAL O INDÍCE DE QUEBRA DE CADEIRAS.
  • PORQUE O GERADOR ESTÁ GASTANDO MAIS ÓLEO DIESEL.

E esses são apenas alguns questionamentos que os indicadores trarão, e com dados indicativos.

Como obter os indicadores?

Até pouco tempo atrás a única forma de conseguir esses indicadores era por meio de operações manuais feitas em papel. Contudo, hoje em dia, graças a evolução isso não é mais preciso.

Por conta das diversas atividades o Gestor de Facilities e sua equipe desenvolvem (ou utilizam) ferramentas para armazenar os dados mencionados acima e uma dessas ferramentas é o CMMS, sigla para Computorized Maintenance Management Systems, são softwares designados para o registro, controle e apresentação de dados e indicadores para a área de manutenção.

Contudo, independente da forma que consiga os seus indicadores, se por meio de softwares e plataformas, ou por planilhas de excel® o importante é que possua essa ferramenta na sua Gestão da Manutenção Predial, porque irá ajudar muito no seu dia-a-dia.