A área de Facilities contempla diversas disciplinas, que tem como objetivo otimizar recursos e esforços para facilitar ações dentro de uma organização, esta por sua vez é uma área multifacetada, e uma das atividades relacionadas aos Facilities é a Gestão de Manutenção. A qual tem como uma das premissas manter o ciclo de vida do empreendimento, bem como zelar pela saúde, segurança e conforto dos usuários.
E em meio à todas essas atividades, para garantir a eficiência da gestão, uma das ferramentas utilizadas são os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPI (sigla em inglês para Key Peformance Indicator) os quais apontam informações importantes, que veremos a seguir.
Quais os tipos de Indicadores de Manutenção:
Antes de mais nada, caso ainda não tenha essa ferramenta na sua gestão, saiba que para definir os indicadores eles devem ser estabelecidos tendo como base uma fórmula a qual permita observar o seu crescimento através de pontos, horas, datas, valor monetário, ou qualquer outro ponto que seja importante acompanhar. Ou podem ser informações de preenchimento simples colhidas através de rondas – por exemplo – ou de serviços realizados pela equipe interna ou externa do condomínio.
Alguns exemplos de indicadores para manutenção são:
INCONFORMIDADES | Número de problemas encontrados na edificação. |
ACIDENTES ORIGINADOS NA INSTALAÇÃO | Número de eventos inesperado que causaram danos pessoais, materiais e/ou financeiros. |
INDICADOR DE EFICIENCIA ENERGÊTICA | % de aproveitamento energético ou % de redução energética. |
TEMPO MÉDIO ENTRE AVARIAS | Tempo de um intervalo de manifestações patológica em determinado elemento predial. |
TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO | Tempo que os prestadores investem em determinada tarefa. |
CUSTO DA MANUTENÇÃO MELHORIA | Valor investido para determinada tarefa. |
Além dos Indicadores!!
Para que as informações sejam uteis, os indicadores precisam ser fieis e representar de fato as informações do empreendimento, com isso haverá uma base para nortear a manutenção predial e auxiliar nas tomadas de decisão. Depois de implantados você conseguirá avaliar com mais clareza.
PORQUE DE TANTOS VAZAMENTOS NO BANHEIRO.
QUAL O INDÍCE DE QUEBRA DE CADEIRAS.
PORQUE O GERADOR ESTÁ GASTANDO MAIS ÓLEO DIESEL.
E esses são apenas alguns questionamentos que os indicadores trarão, e com dados indicativos.
Como obter os indicadores?
Até pouco tempo atrás a única forma de conseguir esses indicadores era por meio de operações manuais feitas em papel. Contudo, hoje em dia, graças a evolução isso não é mais preciso.
Por conta das diversas atividades o Gestor de Facilities e sua equipe desenvolvem (ou utilizam) ferramentas para armazenar os dados mencionados acima e uma dessas ferramentas é o CMMS, sigla para Computorized Maintenance Management Systems, são softwares designados para o registro, controle e apresentação de dados e indicadores para a área de manutenção.
Contudo, independente da forma que consiga os seus indicadores, se por meio de softwares e plataformas, ou por planilhas de excel® o importante é que possua essa ferramenta na sua Gestão da Manutenção Predial, porque irá ajudar muito no seu dia-a-dia.
REFERÊNCIAS
ABNT.; Catálogo ABNT NBR-5674:2012. Disponível em: < https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=91541>. Acesso em 21 Julho de 2020