Não é de hoje que o tema medição de desempenho está presente no dia-a-dia de gestores das mais diversas áreas de atuação. Há inclusive grandes frases como – “não se gerencia o que não se mede” (DEMING, 1990) – “medir é importante: o que não é medido não é gerenciado” (KAPLAN; NORTON, 1997) – entre outras com essa mesma conotação, que são difundidas e aplicadas em todos os mais diversos meios de gestão. Bem como, na gestão da manutenção predial.
Pois bem… então fica a pergunta: – Como se mede a manutenção predial?
E é ai que surgem os indicadores de desempenho, ou também conhecidos KPI.
KPI é a sigla para Key Performance Indicators, que significa Indicadores-Chave de Performance. Esses indicadores servem para acompanhar o sucesso da organização em atingir determinado objetivo, seja de uma área específica, ou da empresa como um todo.
A manutenção predial como qualquer outra área, se objetivar a excelência, precisa de uma gestão ativa pautada em métricas mensuráveis, e para alcançar tais metas preconizadas, precisará fazer uso dos KPIs.
Só há pontos positivos na utilização dos KPIs, por meio deles todos os colaboradores conhecem e tornam-se envolvidos na missão da organização, a fim de alinhar os esforços em torno das estratégias estabelecidas.
Por meio dos resultados apontados nos KPIs, é possível quantificar o desempenho da equipe e o desempenho da edificação, permitindo assim que os integrantes da manutenção predial entendam o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números, o que irá com todo certeza motivar todo o grupo. Com toda certeza a manutenção predial será mais eficiente.
Os KPIs também dão oportunidade para os gestores de manutenção predial olhar com mais precisão para os problemas do negócio e definir estratégias para melhorar as rotinas a fim de otimizar o desempenho da equipe ou da edificação como um todo. E uma vez encontrados pontos falhos, os meios para criar ações de melhorias nos pontos identificados como problemáticos através dos indicadores-chave de desempenho, serão muito mais assertivos.
Então se você está com dificuldades em medir o quão eficiente são os seus processos, ou se toda a sua equipe está preparada e adequada aos padrões, utilize os KPIs para lhe auxiliar nessa tarefa.
Contudo, tenha como premissa que para isso em primeiro lugar a organização precisará saber onde deseja chegar, e a partir disso traçar as metas e os meios de medição. Baseado nessas informações defina seus KPIs para a manutenção predial, implante e acompanhe a evolução dos resultados. Será surpreendente.