Impermeabilize o seu bolso

Compartilhe esse post

Impermeabilize o seu bolso

Em uma das cenas mais icônicas do já clássico filme Jurassic Park, de Steven Spielberg, o personagem Ian Malcolm diz “A vida sempre dá um jeito.” Bom, em uma construção, é possível parafrasear com “A água sempre dá um jeito.”

O principal vilão de qualquer construção é a água. Ela consegue se infiltrar por qualquer mínimo espaço, e com isso, é o elemento que mais causa problemas durante a obra e também depois da construção finalizada.

Justamente por ela ser um elemento tão destrutivo, é muito importante dar atenção à impermeabilização e proteção da casa contra a água desde a concepção do projeto. Claro que cada caso é um caso, e o projetista que você contratou será a pessoa mais indicada para conceber o projeto da melhor forma.

Mas existem algumas dicas que podem ser úteis em qualquer tipo de construção. Contrate um projeto de impermeabilização. Toda casa tem áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e lavanderias, ou áreas que receberão água eventualmente, como a cobertura. Essas áreas precisam de proteção, de impermeabilização. Para a cobertura, quem faz esse papel de impermeabilizante são as telhas. Elas irão garantir que a água não chegue até a laje, e também que ela seja escoada em uma boa velocidade para evitar empoçamentos e infiltrações na cobertura.

No caso de a cobertura ser executada com laje aparente, é essencial consultar um especialista em impermeabilização para que ele escolha e dimensione o tipo de material mais adequado de acordo com as características do local, da quantidade de água que pode ser acumulada e da velocidade de escoamento dessa água.

Em banheiros, cozinhas e lavanderias, o elemento que costuma fazer esse papel de impermeabilizante é o azulejo. Porém, ele não é totalmente impermeável, já que ele possui juntas entre suas peças. O ideal é aplicar um produto impermeabilizante sob os revestimentos cerâmicos, para evitar a infiltração de água com o passar do tempo.

Outro ponto crítico em relação a umidade é a fundação. Como a água sempre dá um jeito, é muito importante impermeabilizar corretamente as vigas baldrame e os embasamentos, para evitar que a água suba pelas paredes e crie aquelas bolhas bem comuns de ser ver próximo aos rodapés da obra. Uma outra solução para isso, mas que nem sempre é possível, é elevar a construção em relação ao terreno. Dessa forma, a água não consegue subir pelas paredes e atingir a pintura e o acabamento.

Contrate um projeto de drenagem

Tão importante quanto a impermeabilização é a drenagem da construção.

Drenagem nada mais é do que conduzir rapidamente a água para fora do imóvel da maneira mais rápida, seja essa água proveniente da chuva ou de lavagem. E para isso acontecer da maneira correta, um projeto de drenagem bem dimensionado e bem executado é essencial.

A drenagem de uma construção envolve calhas, condutores, ralos, caixas de passagem e o encanamento que irá conduzir essa água toda até a rua. Uma drenagem bem dimensionada e construída fielmente ao projeto vai permitir que a água não se acumule em nenhuma parte da construção, evitando empoçamentos e alagamentos, e que ela seja rapidamente eliminada para a rua, onde será recolhida pela rede pública de drenagem.

Não faça economia burra. Às vezes, para fazer uma pequena economia com material na obra, criamos um grande problema que só vai aparecer meses ou mesmo anos depois da obra concluída.

Isso acontece muito na parte de drenagem e impermeabilização. Não caia nesse erro.

Pode parecer interessante economizar um pouco com tubos de PVC, ou ralos, ou material de impermeabilização, mas lá na frente isso vai cobrar seu preço na forma de entupimentos, empoçamento e infiltrações.

O barato sai caro.