Você sabia que, no Brasil, uma pessoa passa, em média, 1.737 horas por ano apenas trabalhando? Sem contar os deslocamentos e tempo perdido no trânsito, esse número corresponde a 20% de vida gasta no trabalho ao longo de 12 meses – números que superam a média de horas trabalhadas no Japão, Itália e Canadá.
Ao olhar para essas estatísticas, é preciso pensar em algo importante: como tornar a nossa relação com o trabalho mais saudável? E, especialmente: como garantir qualidade de vida ao trabalhar em manutenção predial e facility management (FM), ambientes que podem ser bem estressantes?
Se você está em busca do equilíbrio perfeito entre bem-estar e a execução de um bom trabalho, esse artigo é para você. Confira nossas dicas e nos conte depois se sentiu falta de algum conselho.
Você já ouviu falar sobre burnout?
Antes de partir efetivamente para a ação, precisamos falar sobre burnout. Você já conhecia esse termo? De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome de burnout, ou do esgotamento profissional, é um distúrbio emocional ocasionado por situações que sejam relacionadas com o trabalho ou o ambiente laboral.
A síndrome pode causar diferentes sintomas, desde um cansaço extremo, estresse ou, mesmo, esgotamento físico. Pode ser que você se identifique com muitos desses sintomas, mas é fundamental buscar o diagnóstico correto e acompanhamento médico nesses casos. Afinal, o burnout pode desencadear depressão profunda em casos extremos.
Mas, porque devemos nos preocupar com o burnout?
Mais uma vez, a resposta pode estar nos números. Apenas no Brasil, segundo um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), 20 milhões de pessoas já foram atingidas pela síndrome, que se mostra cada vez mais como o “mal dos nossos tempos”. Este número representa cerca de ⅕ dos trabalhadores brasileiros. Isso, de acordo com o International Stress Management Association (Isma-BR), coloca o país no ranking de segundo país com maior índice de casos de burnout, ficando atrás apenas do Japão.
Identificando os problemas
Ao entender mais amplamente o cenário do burnout no Brasil, você deve ter pensado em uma questão: como manter o equilíbrio? Essa pode ser a pergunta que vale 1 milhão de reais. E, infelizmente, não há uma resposta definitiva ou receita de bolo.
Por aqui, fazemos questão de alertar que, mesmo que seja um processo complicado, é essencial sair do automático e pensar em como tornar o ambiente de trabalho mais saudável. E tratando-se de gestão predial e de FM no geral, sabemos que a rotina pode ser muito desgastante.
No dia a dia, vários pontos podem impactar em uma relação pouco saudável com o trabalho. E é essencial saber identificá-las para que sejam repensadas. Alguns exemplos? Uma gestão que não trabalha o diálogo entre a equipe, acúmulo de funções em poucos funcionários, ambiente de trabalho com uma atitude negativa e pouco incentivadora e, claro, longos períodos de mão na massa sem descanso.
Além desses pontos, que podem atingir trabalhadores de qualquer área, os profissionais de FM trabalham para que os outros fiquem tranquilos. Ou seja, a produtividade dessa equipe garante o bom funcionamento de muitos outros negócios. E a gente entende: é muita pressão!
5 dicas para garantir qualidade de vida da equipe de Facilities
Vários fatores podem influenciar em um ganho de qualidade de vida no ambiente de FM. A seguir, compartilhamos cinco dicas que podem ser aplicadas na sua vida, no seu processo de gestão e na sua equipe.
1. Tenha uma atitude positiva
Pode parecer simples ou, mesmo, um conselho saído direto de um livro de autoajuda. Mas, a verdade é essa: grande parte da mudança em busca de um equilíbrio e mais qualidade de vida no nosso ambiente de trabalho vem de dentro.
E uma atitude positiva envolve muitas coisas, que começam no relacionamento com os colegas de trabalho, a como agir em situações de pressão. Ninguém se sente confortável, por exemplo, em trabalhar com líderes que demandam tarefas na base do grito. Por isso, dê o exemplo para seus colaboradores a partir das suas próprias atitudes.
Assim como gritar no ambiente de trabalho não é indicado, o mesmo acontece em tentar conquistar o respeito do seu time com medo e ameaças. Uma gestão que preza pelo respeito mútuo pode tornar o ambiente de trabalho muito agradável e menos estressante.
2. Trabalhe uma gestão baseada em incentivo
Como já citamos no tópico anterior, trabalhar com ameaças e evidenciando os pontos fracos da sua equipe pode ser um caminho direto para o desgaste emocional dos trabalhadores. Muitas vezes, o reconhecimento de um bom trabalho tem um efeito muito mais positivo em resultado e produtividade do que uma crítica feita da forma errada.
Dessa forma, mantenha uma comunicação aberta e constante com os seus colaboradores. Esteja próximo, mostre a eles que está vendo progresso e bons resultados conquistados. Reconheça esses feitos e recompense com feedbacks diante da equipe ou, mesmo, com prêmio e bonificações – mas tome cuidado para não transformar essa atitude em uma competição!
Em casos negativos, como erros ou necessidade de melhorias, tenha sensibilidade ao dar o feedback. Seja assertivo, mas o faça de forma privada e sem envolver o seu colega de trabalho em uma situação humilhante.
3. Use as ferramentas adequadas
Pense com a gente: imagine um padeiro trabalhando sem um bom forno? Ou um desenvolvedor de sistemas sem um computador potente? Trabalhar sem as ferramentas corretas pode ser difícil ou, mesmo, impossível. Concorda?
No setor de FM e manutenção predial, os técnicos precisam ter ferramentas as corretas para executar o seu trabalho. E os líderes também necessitam de soluções adequadas para gerir toda essa operação.
Dispor de uma plataforma inteligente de gestão de manutenção (IMMP – Intelligent Maintenance Management Platform), como a Infraspeak, que permite ao gestor conectar todas as partes da sua operação e transformar os dados coletados em insights relevantes, alertas para situações críticas e automação de tarefas, é uma verdadeira fonte de qualidade de vida para todo o ecossistema envolvido em FM.
Os aplicativos nativos das plataformas inteligentes permitem gerenciar clientes, locais, ativos e equipes online, offline, numa secretaria ou no terreno. O gestor pode alocar adequadamente as tarefas, os técnicos não são pegos de surpresa com demandas inesperadas e os clientes podem acompanhar tudo remotamente pelo dashboard intuitivo da plataforma.
Mas não ficam por aqui! As IMMPs integram com hardware IoT e integram com os softwares que a sua empresa de FM usa diariamente, como ERPs, CRMs, e-mail, calendário, etc., para garantir um alinhamento entre as diversas áreas do seu negócio.
Enquanto gestor predial ou gestor de manutenção, você ganha assim um verdadeiro assistente inteligente, que o vai ajudar a gerenciar as suas operações com flexibilidade, inteligência e conetividade.
4. Respeite o período de descanso
Muitas vezes, a produtividade é erroneamente associada com a quantidade de horas que uma pessoa trabalha. Mas, na verdade, a eficiência com que as atividades são realizadas pode ser um indicador muito mais correto, não o tempo gasto nelas. Por isso, trabalhar por horas a fio sem descanso pode ser um verdadeiro tiro no pé.
Dessa forma, respeite os seus intervalos de descanso e incentive sua equipe a fazer o mesmo. Criar ambientes de lazer e repouso na empresa podem ser uma excelente saída para isso. Esses espaços são importantes também para incentivar o convívio social do seu time.
No fim das contas, você vai perceber como colaboradores descansados são muito mais satisfeitos com seus trabalhos. Isso diminui a rotatividades e, também, aumenta a produtividade e eficiência na execução de tarefas.
5. Compartilhe responsabilidades
Para falar sobre esse assunto, vamos trazer, mais uma vez, dois exemplos práticos. Imagine se, por algum motivo pessoal, você não pode resolver um problema grave do seu setor. Ou que chegou a hora de tirar suas merecidas férias. Você confia em algum colega para te cobrir nessas ocasiões?
Compartilhar responsabilidades é essencial para desenvolver uma gestão mais saudável e equilibrada. Além disso, você tem a possibilidade de formar novos líderes e diminuir aquela sensação negativa de competitividade. Afinal, se o negócio cresce e é bem-sucedido, todo o time pode se beneficiar desses ganhos.
Desenvolva diferentes habilidades dos seus colaboradores, invista em formação complementar e compartilhe os desafios da gestão da área de Facilities. Podemos te garantir: todo mundo vai sair ganhando!
Gostou das nossas dicas? Sentiu falta de algum caminho que você aplica na sua gestão para tornar o ambiente de trabalho mais saudável? Compartilhe a sua opinião por e-mail ou no LinkedIn. Prometemos estar atentos. Até a próxima!