A gestão financeira de um condomínio tende a ser uma administração bem complexa, devido a tantas demandas para conformidades, um item que chama a atenção do sindico é os valores pagos para a manutenção dos elevadores.
A maioria das pessoas não tem referência para saber se o valor está alto ou não, separei algumas dicas para te ajudar a avaliar o real custo da manutenção dos elevadores do seu prédio e evitar erros comuns ao analisar sem conhecimento.
Gasto atual por elevador
O primeiro passo é entender qual é o gasto atual por elevador. Esse passo consiste em encontrar o gasto médio, será simples chegar ao valor se você tiver as contas organizadas.
Some as mensalidades de manutenção dos últimos 12 meses;
Some todos reparos com trocas de peças e serviços adicionais dos últimos 12 meses.
Após somar esses valores dívida por 12, você encontrará o valor real de sua manutenção. Portanto, não se engane com o valor pago apenas para manutenção preventiva. Avalie os próximos passos e veja se esse valor está condizente com o nível de qualidade e disponibilidade do equipamento.
Nível de serviço recebido
É preciso avaliar o nível de serviço que você está recebendo hoje, para saber se é condizente com seus gastos. Portanto defina os seguintes critérios;
A empresa atende pontualmente suas demandas?
Os condôminos estão satisfeitos com o nível de funcionamento do equipamento?
O serviço de manutenção da empresa já foi auditado por uma empresa externa (consultoria) e teve uma avaliação positiva?
Com esses critérios você conseguirá ter um caminho para saber se o nível de serviço está conforme, pois serviços de qualidade são precificados de forma diferente.
Lembre-se sempre do velho ditado popular;
“Nem sempre o serviço mais caro é o melhor”
Para nosso caso em questão nem sempre o serviço mais caro é o que te entregará a melhor e maior qualidade.
Nova proposta
Com as informações anteriores, ficará mais fácil de você descobrir se o seu gasto com os elevadores está alto ou não. Mas é interessante você comparar com uma nova proposta de um prestador de serviço na sua região.
Obs: É extremamente importante que você procure uma empresa idônea, que tenha todas conformidades e estrutura para atender os equipamentos. Ou seja, se você economizar contratando um serviço olhando apenas para o preço final, é bem provável que a conta mais cara vai vir depois.
Compare
Com todas as informações agora é o momento de você comparar a qualidade e preços. Com a nova proposta comercial em mãos, e seguindo os critérios mencionados, você vai poder comparar com seus gastos atuais e determinar se estão altos ou não.
Conclusão
Avaliar os gastos com os elevadores não é algo tão difícil, mas demanda tempo e conhecimento para avaliações.
Nestes últimos 10 anos presenciei muitos administradores caírem na tentação de ter um retorno financeiro rápido para o condomínio, e acabavam trocando de empresas, visando apenas a conta da manutenção mensal. Listei alguns erros comuns para você não os repetir;
Não avaliar a qualidade dos serviços;
Não saber com qual empresa comparar;
Não se atentar com as trocas de peças e serviços adicionais;
Avaliar apenas os custos da manutenção preventiva;
Avaliar apenas os custos no curto-prazo;
Comparar com outros prédios (Características diferentes).
Se o seu condomínio está passando por problemas com os elevadores ou você quer saber se de fato a qualidade da manutenção está condizente, uma excelente alternativa pode ser investir em uma contratação de uma consultoria para elevadores, que pode poupar recursos, seja , para modernizar o condomínio, trazer mais segurança aos moradores, aumentar reserva de emergência e/ou ainda investir em novos projetos sem precisar de chamadas extras.
A melhor forma de o condomínio fazer essa verificação é pela contratação de um profissional independente ou empresa especializada, sugiro sempre priorizar que seja feito por profissionais sem vínculos com as empresas de elevadores, para evitar conflitos de interesses e verificar a real situação das instalações dos elevadores.
Quer saber mais detalhes dos elevadores do seu empreendimento e saber como pode economizar? Fique atento a essa coluna mensalmente, te passarei todas as informações e detalhes sobre como economizar e investir em outras áreas do seu empreendimento sem necessitar fazer chamadas extras.
Eng. Ederson Silva
Uma década ajudando com soluções verticais para condomínios,
Graduado em Eng. Mecânica, Pós Graduando em Eng. de Segurança do trabalho.