Você certamente já passou por algo parecido. Saindo ou chegando em um condomínio, você recebe uma ligação e logo diz: “- Só um minuto, a ligação vai cair, estou entrando no Elevador”
Pois bem, há mais de 10 anos trabalhando com condomínios, vejo isso se repetir diariamente, já passei poucas e boas nesse universo de elevadores. Então, resolvi escrever esse artigo para falar sobre um assunto importante, que infelizmente, muitas vezes é esquecido, os interfones e alarme de pânico.
É importante sim ter sempre um celular contigo, para casos de emergência, mas provavelmente ele não vai funcionar dentro do elevador. E é justamente por esse motivo que existem os alarmes – e em alguns casos interfones – nas cabines.
Um item de segurança exigido em norma, o qual, muitas vezes é negligenciado.
Recentemente fiz uma vistoria em um empreendimento e dos 8 (oito) elevadores, apenas 2 (dois) estavam com o alarme funcionando, os outros 6 (seis) estavam danificados. Detalhe, em nenhum dos elevadores o celular funcionava dentro da cabina.
Imagine se alguém ficasse preso nesses elevadores. Como seria o desfecho da história? Felizmente, para esse condomínio, o problema foi notado com antecedência e corrigido a tempo.
E agora eu te pergunto: – Como estão os sistemas de comunicação dos seus elevadores? Você faz teste nos seus alarmes de Emergência? Tem interfones nas cabines? Eles funcionam?
Embora seja um item de segurança exigido em norma, nem sempre eles recebem a devida atenção. E vale destacar que, a responsabilidade da segurança é compartilhada entre a empresa mantenedora e o gestor do condomínio, ambos têm por obrigação saber o estado atual, do alarme e interfone (para quem tiver esse item).
Então, síndicos, gerentes prediais, administradores, testem os seus equipamentos de comunicação e emergência, e se notar algo de estranho, comunique a empresa mantenedora. Se certifique de que eles estão funcionando perfeitamente.
Vale lembrar também que o intercomunicador, ou seja esse interfone fora da cabina é uma exigência de norma, inclusive ela determina que o alarme seja interligado com o interfone por três pontos (cabina, hall/portaria e casa de máquinas).
Com a chegada das portarias remotas e a facilidade de integração que esse sistema trás, estude a possibilidade de instalar interfones dentro da cabina também, caso ainda não tenha.
E claro testem o dispositivo antes que seja necessário, isso é agir preventivamente. Instale essa rotina em suas ações.
Preze sempre pela qualidade, a melhor decisão é aquela que você ficará mais seguro.
Se cada síndico fizer sua parte sabendo da importância e impacto de suas atividades dentro da sociedade, logo garantiremos a qualidade e valorização dos empreendimentos.
“Vamos pra Cima” | # VPC | #Arriba