Q imagens que vêm à nossa mente são profissionais usando furadeiras, martelos e pintando paredes, correto? Mas saiba que nem tudo se resume à essas ferramentas. Para que todos os serviços saiam do jeito que foram planejados é preciso outro tipo de ferramenta, as ferramentas de medição.
Assim como o próprio nome já diz, estes instrumentos são dispositivos usados para medir com precisão determinadas unidades, como peso, temperatura, comprimento, corrente, tensão, massa e assim por diante.
Na manutenção predial, como em qualquer outra atividade, há uma grande diversidade de ferramentas de medição, que podem ser de campo ou de bancada, analógicos ou digitais, com diferentes graus de precisão, as mais comuns são:
Trena
A trena é um dos instrumentos de medição mais comum, ela é usada sempre quando é preciso medir grandes espaços. E há uma grande diversidade de trenas, existe trena curta, longa, digital, mas todas possuem a mesma finalidade, medir.
Outra ferramenta de medição muito utilizada pela Manutenção Predial é o multímetro.
Multímetro
O multímetro é um instrumento versátil que mede as grandezas elétricas. É muito utilizado na instalação ou reparo de sistemas elétricos, é uma ferramenta indispensável para os eletricistas. É por meio do multímetro que os profissionais conseguem verificar, por exemplo, qual é a tensão (V) de uma tomada.
O multímetro é um instrumento portátil e muito útil, ajuda em diversos processos. Alguns modelos mais completos têm a opção de medir grandezas como temperatura, capacitância, frequência e indutância.
Não tem como falar em serviço de qualidade sem utilizar ferramentas de medição.
Contudo, há quem diga:
– Eu sou profissional e não preciso de multímetro para saber se um sistema está energizado ou não;
– Eu sou profissional, não preciso de multímetro para saber qual é a tensão dessa tomada.
Por incrível que pareça, mas infelizmente existe sim esses “profissionais”.
E assim como na história do Zé Faísca, esses “profissionais raiz” estão sempre sofrendo algum acidente, correndo o risco inclusive de algum deles ser fatal.
Se existe a ferramenta certa para aquela aplicação, então não invente a roda, utilize o equipamento certo para a aplicação certa.