Com a chegada do final de ano é comum o aumento de fluxo de pessoas em shoppings e condomínios residenciais. Tão logo a função do elevador se torna ainda mais importante.
O excesso de compromissos e afazeres de final de ano, somadas com a empolgação das festas e os familiares que vem celebrar as datas, podem acabar nos deixando apressados e com pouca paciência.
Diante disso, podemos acabar entrando em um elevador visivelmente lotado, por achar que cabe mais um.
A superlotação deste meio de transporte pode colocar em risco a segurança dos passageiros e trazer prejuízos a performance do elevador. Alguns transtornos que o excesso de peso na cabina pode acarretar são:
- Desgaste precoce de componentes;
- Passageiro preso na cabina;
- Desníveis entre cabina e pavimento;
- Peças danificadas decorrentes ao uso incorreto;
- Defeitos intermitentes;
Obrigatoriamente todos os elevadores devem conter uma placa que indique a capacidade em números de passageiros e o equivalente em quilograma(kg). Seguir o que estipula a placa é fundamental para manter a segurança e boa performance do equipamento.
“Você talvez já entrou em um elevador no qual havia uma placa informando apenas o número de pessoas, ou a capacidade em quilogramas (kg).
Isso acontece por até recentemente não havia um padrão estipulado, cada empresa tinha uma referência para cálculo de carga e capacidade da cabina.
Atualmente a norma ABNT NBR 16858-1:2020 padronizou para 75kg. Ou seja, elevadores com capacidade de carga de 750kg, são projetados para transportar até 10 passageiros, independentemente do fabricante do equipamento.
Com o passar dos anos, o aprimoramento em estudos e tecnologia trouxe novas avaliações para controle da área disponível da cabina, como a recomendação para uso de um dispositivo de monitoramento de carga e excesso de peso.
Embora muitos elevadores já tenham esses dispositivos de monitoramento de carga e evitem o risco de sobrecarga na cabina, vale lembrar que não são todos os elevadores que possuem esse recurso. Então, é importante que tenhamos precauções ao uso do elevador.
A tecnologia é importantíssima e dá respaldo para um bom funcionamento aos elevadores, mas nada é mais primordial para a preservação e garantia de performance do que O BOM USO do equipamento.
Quando somamos o uso consciente, normas, manutenção e tecnologias, os usuários não passam por situações inesperadas e o elevador é preservado para atender todas as demandas.
Então, nesse final de ano, usem os elevadores de forma correta e mantenham essa cultura pelos próximos anos.