ESCADAS ROLANTES: DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA E DICAS

Compartilhe esse post

ESCADAS ROLANTES: DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA E DICAS

Esse mês resolvi compartilhar com vocês um pouco mais do meu conhecimento sobre o setor de transportes, então preparei um conteúdo que gera muita dúvida entre os usuários.

As escadas rolantes transportam muito mais pessoas ao redor do mundo se compararmos com os elevadores, mas uma dúvida que recebo com frequência é se esse meio de transporte é tão seguro quanto os elevadores.

Se você tem essa dúvida, acompanhe esse artigo até o final, pois separei algumas dicas.

A primeira coisa que você deve saber, é que assim como os elevadores, esse transporte também segue normas, a ABNT NBR 16734:2019 estabelece os requisitos de segurança e a NBR 10147:2016 estabelece as inspeções e os ensaios aplicáveis a cada caso de escadas rolantes e esteiras rolantes.

Tenho certeza que depois desse artigo, você vai andar por aí e reparar em alguns dispositivos de segurança que as escadas rolantes possuem. São eles:

Botão de Emergência

Como o nome já diz, esse dispositivo deve ser usado em caso de emergência, fica logo abaixo da entrada do corrimão, tanto no patamar superior como no inferior, em algumas escadas esse dispositivo pode estar no lado do corrimão.

Corrimão

Sabe aonde você apoia sua mão ao acessar a escada, esse é um dispositivo de segurança, e deve estar em movimento no mesmo sentido e a uma velocidade com tolerância de até 2% em relação à velocidade real dos degraus.

Para garantir o sincronismo é instalado um sensor que monitora a velocidade do corrimão, que é capaz de interromper o funcionamento da escada, caso identifique desvio de maior que 15%.

“Sabe quando você coloca a mão no corrimão e sua mão vai indo pra trás?
Se já aconteceu com você isso, algo ali deve estar em desconformidade.”

Placa Pente

Esse dispositivo, que realmente parece um pente, fica localizado no patamar inferior e superior da escada, entre a parte móvel (Degrau) e fixa (Patamar).

Nesse dispositivo existe um acionador que atuará, se por acaso algum objeto for aprisionado entre o degrau e os pentes, parando a escada rolante.

Excesso de velocidade

Assim como nos elevadores, as escadas também são equipadas com um dispositivo capaz de identificar e parar a escada imediatamente, caso note alguma variação incomum na velocidade.

Freio Auxiliar

Algumas escadas são equipadas com um freio auxiliar, que atua de forma independente ao freio de serviço.

Se por acaso a escada atingir uma velocidade muito alto, ou mude seu sentido o sentido de rotação repentinamente, esse freio é acionado.

Esses são apenas alguns dos diversos componentes de segurança que esse equipamento possui. Assim como os elevadores, as escadas rolantes possuem diversos meios para proteger o usuário. Mas mesmo assim é preciso ter cuidado ao utilizar.

– SEMPRE se posicione no centro do degrau e segure firme no corrimão;

– SEMPRE os animais de estimação devem ser carregados;

– SEMPRE utilize elevadores, caso esteja com excesso de sacolas;

– NUNCA se pendure, deslize ou apoie partes do corpo (exceto suas mãos) sobre o corrimão;

– NUNCA sente nos degraus;

– NUNCA ande no sentido contrário ao fluxo;

– CUIDADO com roupas longas ou calcados desamarrados que podem se prender no degrau, rodapés e placa pente;

Espero que tenha conseguido levar um pouco de informação para todos vocês que utilizam ou já utilizaram a escada rolante.

Fique atento(a) nessa revista, que mensalmente trarei informações e detalhes para você conhecer um pouco mais sobre o setor, dicas de como é possível aumentar ainda mais a segurança e qualidade destes equipamentos em seus empreendimentos.